Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Paises e seus costumes

 África do Sul

O país tem na exuberante vida selvagem uma das suas maiores atrações, possuindo incontáveis reservas naturais e parques, entre os quais o Kruger National, um dos maiores do mundo. Viagens entre as pequenas cidades exigem aluguel de automóvel. As principais, como Cidade do Cabo e Johanesburgo, têm transporte fácil (trens, ônibus, táxis) e boas ofertas de diversão diurna e noturna. É possível alojar-se em aldeias como a Zulu Shakaland, vivenciando costumes e tradições da nação africana.

Clima: temperatura entre 21 e 24 graus, no verão (janeiro) e 11 a 22 graus no inverno (julho).

Moeda: rand

Comércio: das 8h30 às 17h00

Bancos: 9h00 às 15h30

Feriados/Festas: Human Rights Day, Youth Day e Day of Reconciliation
 
 
Alemanha
Transporte público excelente, combinando ônibus, metrôs e trens metropolitanos circulando 24 horas por dia. As atrações vão de cafés com shows de jazz, bunkers transformados em point de dança techno, bares típicos, até galerias, museus, teatros, festivais folclóricos e artístico-culturais. Igualmente movimentadas são Hamburgo, Colônia, Munique e Berlim, onde o melhor lugar para compras é a zona de pedestres da Wilmersdorferstrasse (na Friedrich os preços são altos). Muitas são as opções para esporte ao ar livre.

Localização: Centro da Europa

Clima: temperatura entre 2 e 3 graus, no inverno (janeiro) e 14 a 24 graus no verão (julho).

Moeda: marco alemão

Comércio: das 8h30 às 16h00 com intervalo das 13h00 às 14h30

Bancos: das 8h30 às 16h00 com intervalo das 13h00 às 14h30

Feriados/Festas: Ocktoberfest; Festival de Cinema de Berlim; Festivais Folclóricos, em julho.

Área: População: 81.922.000

Capital: Berlim

Idioma: Alemão

Documentação: não exige visto

Atrações: Na capital, as praças Alexanderplatz e a Potsdamerplatz, museus e o centro comercial Kurfurstendamm. Os castelos de Heidelberg, Neuchwanstein, Konigstein e Wartburg. O roteiro da Estrada Romântica, as estações de esqui, as termas de Baden Baden e as cervejarias de Munique. Dresden, a chamada “Veneza do norte”, e Leipzig e Hamburgo que possuem os museus mais importantes, com muita história

Pratos Típicos: Sauerbrauten, salsichões, pumpernickel, bolinhos e panquecas de batata com molho de maçã e repolho roxo. Acompanhados da famosa cerveja alemã. Os doces, bolo Floresta Negra e a Appflstrudel são sempre uma boa pedida.

Fuso Horário: + 4 horas (Brasília=0 h)

Telefonemas à cobrar (Embratel): 0130800055 ou 08000800055


Argentina

O verão, ameno, é ideal para visitar a Patagônia e os Andes meridionais. Outono e primavera convidam a explorar Buenos Ayres, onde é flagrante a rica cultura argentina; Cuyo e a pré-cordilheira, em La Rioja e Catamarca. Pelas grandes distâncias, o transporte mais adequado é o avião, combinado com serviços terrestres. Ônibus para grandes percursos são confortáveis e bem equipados, geralmente incluindo refeições no preço das passagens. Trens servem Rosário, Tucuman, La Pampa, Mar Del Plata, Bahía Blanca e San Carlos de Bariloche.

Clima: temperatura entre 17 e 29 graus, no verão (janeiro) e 6 a 14 graus no inverno (julho).

Moeda: peso

Comércio: das 9h00 às 19h30

Bancos e agências de câmbio: 10h00 às 15h00

Feriados/Festas: Maratona da cidade de Buenos Ayres, 23 de setembro, Festa Nacional da Flor, 8 a 12 de outubro, Feira das Nações em Palermo, novembro



Austrália

Praias, florestas tropicais, montes nevados, caracterizam a paisagem. O transporte público é excelente. Vale conhecer lugares como sítios arqueológicos de Riversleight e Naracoorte, a Zona Selvagem da Tasmânia e o Parque Cultural Aborígene Tjapukai (Cairns). Em Sidney, a George St., tem vários pubs tipicamente londrinos. Em Melbourne a vida noturna acontecem entre outros, no St. Kilda (restaurantes e bares para todos os gostos). Canberra e Adelaide também são atrativas.

Clima: as estações acontecem nos mesmos meses do Brasil com clima e temperaturas também semelhantes.

Moeda: dólar australiano

Comércio: das 9h00 às 17h30

Bancos e agências de câmbio: 9h30 às 16h00

Feriados/Festas: Australia Day; Montsalvat Jazz Festival, o maior festival australiano de jazz.


Áustria

É um dos principais centros europeus de arte e cultura, e terra de ilustres artistas, como Beethoven, Schubert e Brahms. Destacam-se as regiões do Tirol, Salzburg, Innsbruck e a capital, Viena, ótima para caminhadas e com excelente transporte público. Um passe 72 horas vale para toda a rede de transporte e custa o equivalente a 18 dólares. Há opções únicas, como um concerto na Sala Terrena, onde Mozart tocava para os amigos. Em Salzburg destacam-se o centro histórico, o Palácio de Schonbrunn e as românticas heuriges, (tavernas de vinho).

Clima: temperatura entre -4 e 1 graus, no inverno (janeiro) e 15 a 25 graus no verão (julho).

Moeda:Schillim

Comércio: das 8h00 às 18h30

Bancos: das 8h30 às 15h00

Feriados/Festas: National Day, Vienna International, Carnival.

Centro do Europa. Mais de dois terços de seu território está nas cordilheiras alpinas.

Área: 83.855. km²

População:8.106.000

Viena

Idioma: Alemão

Documentação: não exige visto

Viena é a capital da música erudita e da ópera, promove diversos festivais desses gêneros. Visite os palácios Hofburg, Schonbrunn e Scholoss Belvedere, o museu de artes. Não deixe de caminhar pelo calçadão Kartntner Strasse e faça um cruzeiro pelo rio Danúbio. Salzburg, a terra de Mozart, é um museo barroco ao ar livre. Já Innsbruck, no Tirol, é um tradicional centro de esportes de inverno. Há também a paisagem de Hallstatt-Dachstein, na região de Salzkammergut.

Pratos Típicos: Boas opções são o schnitzel, o frango empanado, a variada salsicharia e as famosas tortas austríaca. Para beber, prove o Heurigen, um vinho típico produzido na região de Grinzing.

Fuso Horário: + 4 horas (Brasília=0 h)

Telefonemas à cobrar (Embratel): não dispõe



Bélgica

Em Liege e Mons, o ensino é ministrado no idioma francês e em Ghent prevalece o alemão. Banhado pelo Mar do Norte, o reinado belga é altamente próspero e urbanizado. O "caminho das águas" é a conexão vital entre os eficientes sistemas de transportes: 1.200 milhas e canais ligam Ghent, Bruxelas e Brugges, enquanto a rede ferroviária cobre 2.200 milhas. Bruxelas, Antuérpia e Brugges, com suas construções medievais, e Ghent, Charleroi e Liège são cidades importantes. Moins-Charleroi-Namur e Meuse-Sambre Valley são visitas obrigatórias.

Clima: temperatura entre 1 e 4 graus, no inverno (janeiro) e 12 a 23 graus no verão (julho).

Moeda: franco belga

Comércio: das 10h00 às 18h00

Bancos: das 9h00 às 15h00

Feriados/Festas: Campeonato Mundial de Fórmula 1 em Francorchamps; The Festival of Flanders; Benche Carnival.

Localização: Sudoeste europeu. Banhada pelo Mar do Norte.

Área: 30.520km²

População: 10.159.000

Capital: Bruxelas

Idioma: Francês, Flamengo e Alemão

Documentação: não exige visto

Atrações: Na capital a Grande Place, Museu Real, Museu da Cerveja e Museu da Cidade. Não deixe de visitar o Comic Strip Centre. Boas opções de cidades nos arredores estão Bruges, Antuérpia, Charleroi, Gent e Liège.

Pratos Típicos: A cozinha belga é motivo de orgulho nacional. Mariscos (com destaque para os mexilhões), waffles e chocolates, merecem destaque. Para beber, existem mais de 350 tipos de cerveja.

Fuso Horário: + 4 horas (Brasília=0 h)

Telefonemas à cobrar (Embratel): 080010055


Canadá

Transporte público muito eficiente e aluguel de automóveis opção econômica, valorizada por boas estradas e rodovias. Táxis têm tarifas atrativas e trens cruzam todo o país. Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Winnipeg são cidades importantes. Com preços, em geral 30% menores que os dos Estados Unidos, o Canadá é excelente para compras em shopping ou nas elegantes lojas de Toronto (aqui, shows fantásticos e ótimos espetáculos teatrais). Quebec tem vida noturna em bares, cafés, danceterias e restaurantes.

Clima: temperatura entre -16 e -6 graus, no inverno (janeiro) e 14 a 27 graus no verão (julho).

Moeda: dólar canadense

Comércio: das 9h00 às 18h00

Bancos: das 10h00 às 16h30

Feriados/Festas: Canada Day; Fête Nationale, em Quebec; Dia do Trabalho e Dia de Ação de Graça.



Chile
Para circular na capital, Santiago, (shows folclóricos na Avenida Suécia), taxi é o ideal, com tarifas bem em conta. Ônibus e trens servem os principais locais, como Concepción, Talcahuano, e balneários. As paisagens incluem desde as geleiras e a Ilha de Páscoa (extremo sul) ao Parque Nacional de Rapa Nui, e até o Deserto de Atacama (extremo norte). Santiago está a uma hora de automóvel de estações de esqui, como Valle Nevado, Farellores (cordilheira dos andes) e a cerca de duas horas dos balneários Viña Del Mar e Valparaiso (Oceano Pacífico).

Clima: temperatura entre 12 e 29 graus, no verão (janeiro) e 3 a 15 graus no inverno (julho).

Moeda: novo peso chileno

Comércio: das 9h00 às 18h00

Bancos e agências de câmbio: 9h00 às 14h00

Feriados/Festas: International Exhibition on Music, Image & Sound for Chile and Latin America.



Dinamarca
A bicicleta é o meio de transporte mais utilizado. A Dinamarca, uma ponte cultural e comercial entre a Escandinávia e a Europa Central, é formada pela península de Jylland, as duas grandes ilhas Fyn e Själland) e 483 outras menores (apenas 97 são habitadas) acomodadas no Mar Báltico. Destacam-se Copenhague, Aarhus e Odense, berço do escritor Hans Christian Andersen. Ondense está em Fyn, a ilha jardim, alcançada, a partir de Jylland, por ferry boat ou de bicicleta, trafegando por uma ponte com extensão de meia milha.

Clima: temperatura média -0,4 graus, no inverno (janeiro) e média de 16,6 graus no verão (julho).

Comércio: das 9h00 às 17h30

Bancos: das 9h30 às 16h00

Feriados/Festas: Shows de abril a setembro, reapresentados na semana do Natal, em Copenhagem

Área: 43.075 km²

População: 5.237.000

Capital: Copenhague

Idioma: Dinamarquês

Documentação: não exige visto

Moeda: Coroa Dinamarquesa

Pratos Típicos: O smorrebrod - tradicional sanduíche aberto - é o prato nacional. Pratos à base de porco, pães e derivados de leite são excelentes, assim como os pastries- espécies de pão doce. Para beber, o típico Aquavit.

Fuso Horário: + 4 horas (Brasília=0 h)

Telefonemas à cobrar (Embratel): 80010055 ou 08005555500



Espanha
Terra pródiga de artistas e intelectuais, como Velasquez. Goya, Picasso e Cervantes, a Espanha tem tradições que diferem conforme a região. Meseta, Cantábria, Catalunha, Província Basca e Andaluzia. No país há importantes exemplos da arquitetura histórica, como teatros romanos (Mérida) pontes (Alcântara e Córdoba) aquedutos (Segóvia e Tarragona). Ônibus e metrô são eficientes e de baixo custo. A Segunda opção é o taxi, mas o custo é alto. Alugar um automóvel é péssima opção: estacionar é difícil e o trânsito é caótico.

Clima: temperatura de 2 a 9 graus, no inverno (janeiro) e de 17 a 31 graus no verão (julho)

Comércio: das 9h00 às 19h30 - Há intervalo para a siesta, após o almoço.

Bancos: das 8h30 às 14h00

Feriados/Festas: Semana Santa, Las Fallas, Touradas

Capital: Madrid

Idiomas: Espanhol, Catalão, Basco e Galego

Documentação: não exige visto

Moeda: Peseta Espanhola

Pratos Típicos: Os tapas - aperitivos - são uma instituição nacional: tortilha espanhola e diferentes bocadillos são boas opções. As lulas, leitões, cabritos de leite, e paellas, merecem destaque. Para beber, os vinhos de La Rioja são obrigatórios.

Fuso Horário: + 4 horas (Brasília=0 h)

Telefonemas à cobrar (Embratel): 900990055



Estados Unidos
Os Estados Unidos oferecem grande e variadas opções de lazer, diversão e cultura. Em todo o país o transporte público é ótimo. Para se locomover em Nova York, os meios mais indicados são o táxi, o metrô, com preços razoáveis. Entre os muitos atrativos da sofisticada Flórida, estão seus parques temáticos, praias, lazer e esportes aquáticos. Coconut Grove (Miame) destaca-se pelos excelentes bares, com bandas de rock e blues; em Orlando, entre outras atrações, está Walt Disney World. San Francisco, Los Angeles, Washington e New Orleans são inesquecíveis.

Clima: Muita diversidade. temperatura de 3 a 19 graus, na costa leste e, de -4 a 3 graus na costa oeste, no inverno (janeiro), de 31 a 47 graus, na costa leste e, de -19 a 28 graus na costa oeste, no verão (julho).

Moeda: dólar

Comércio: em geral, das 9h00 às 18h00

Bancos: das 9h00 às 17h30

Feriados/Festas: Dia de Ação de Graças; Mardi Gras, em New Orleans; Haloween e 4 de Julho.


França

Atrativa em todas as estações do ano, Paris, a capital, é fartamente servida pelo metrô e há taxis e ônibus em profusão. O melhor, no entanto, é conhecer a cidade a pé. Há grande galerias, como a Laffayette; catedrais, como Notre Dame e Amien; museus, como o Louvre, lojas de Grife a bom preço (Boulevard de Poissonière). Vilas de pescadores na Bretanha e os castelos do Vale do Loire são outras das atrações deste país, um dos principais deste país, um dos irradiadores ocidentais de cultura e artes.

Clima: Prevalece o clima temperado oceânico. Temperatura de 1 a 6 graus, no inverno (janeiro). de 15 a 25 graus, no verão (julho).

Moeda: franco francês

Comércio: em geral, das 9h00 às 19h00

Bancos: das 8h45 às 17h30

Feriados/Festas: Dia da Bastilha, Festival de Cinema de Cannes, Festival d'Avignon.

Área: 543.965 km²

População: 58.333.000

Capital: Paris

Idioma: Francês

Documentação: não exige visto

Pratos Típicos: Tortas, trufas, sopa de cebola e ostras, escargots, suflês e os variados tipos de queijo merecem destaque. Os vinhos franceses são motivo de orgulho nacional.

Fuso Horário: + 4 horas (Brasília=0 h)

Telefonemas à cobrar (Embratel): 0800990055




Holanda
Em especial na primavera, a Holanda é um jardim inesquecível. O país tem transporte público eficiente, e o uso de bicicleta é comum. Quase metade do território está abaixo do nível do mar. Para aumentar sua área, um complexo sistema de diques aterros e canais, vem sendo construídos, desde o século XVII. Terra natal de pintores como Van Gogh e Rembrandt, oferece diversas opções de esporte ao ar livre, lazer, diversão arte e cultura em muitas de suas cidades, como Amsterdã, Utrecht e Rotterdam, onde está um dos pontos mais movimentados da Europa.

Clima: Temperatura média de 1 a 4 graus, no inverno (janeiro), e de 15 a 21 graus, no verão (julho).

Moeda: florim

Comércio: em geral, das 9h00 às 17h00

Bancos: das 9h00 às 16h00

Feriados/Festas: Holland Festival of Old Music; Aalsmeer Flower Parede e National Bulb Market.

Área: 37.330 km²

População: 15.575.000

Capital: Amsterdam (Sede do Gov.: Haia)

Idioma: Holandês

Documentação: não exige visto

Pratos Típicos: Os queijos - como o gouda, edam e emental - merecem destaque. As Pannekoeken, tradicionais panquecas, e o Rijsttafel, uma refeição de origem asiática, também são populares. Para beber: o Jenever, uma espécie de gin, e as cervejas Heineken e Amstel.

Fuso horário: + 4 horas (Brasília=0 h)

Telefonemas à cobrar (Embratel):08000220655



Irlanda
Transporte público razoável. As tarifas de táxi são altas, sendo o aluguel de automóvel uma boa opção. As principais cidades são Dublin, Cork, Limerick, Galway e Waterford. Há praias, esportes náuticos e escaladas. Festivais musicais e de cinema acontecem com freqüência, e a diversão noturna tem endereço nos animados pubs, que são comuns em praticamente todas as principais cidades do país. São passeios recomendados o Vle do Boyne e Skelling Michael.

Clima: temperado oceânico, com temperaturas que, no inverno (janeiro), permanecem entre 1 e 7 graus; no verão (julho), oscila de 15 a 20 graus.

Comércio: das 9h00 às 18h00

Bancos: das 10h00 às 15h00

Feriados/Festas: St.Patrick's Day, Grande Corrida Nacional de Cavalos, Festivais Internacionais de Jazz e de Cinema

Área: 70.282 km²

População: 3.554.000

Capital: Dublin

Estatuto: República

Idiomas: Irlandês e Inglês

Documentação: não exige visto

Câmbio: Punts

Pratos Típicos: Ostras, camarões - especialmente em Dublin -, salmões, trutas, toucinho curado à moda do campo e a típica aveia da região (para o café da manhã).

Fuso Horário: + 3 horas (Brasília=0 h)

Compras: Cristais artesanais, porcelana, tweeds, jóias de ouro e prata com desenhos tradicionais, bordados, produtos finos de linho e lindas peças de cerâmica.

Telefonemas à cobrar (Embratel): não dispõe



Itália
Os grandes centros de arte são Roma, Florença e Veneza. Nesta, as lojas de griffe, joalherias e antiquários ficam quase todos entre a Piazza San Marco e o Rialto, e a Calle Larga é a rua mais comercial da cidade (pechinchar é hábito comum). Em Florênça, as boas compras estão nas vias Tornabuoni e Della Vigna Nuova, e imediações da Ponte Vecchio e da Santa Croce. Milão, Nápoles e Turim são imperdíveis. Em Roma, o trânsito é caótico e ônibus e metrô deixam a desejar. A geografia plana da cidade permite caminhas, solução válida também para Florença e Veneza.

Clima: de 5 a 11 graus, no inverno (janeiro), e de 20 a 30 graus, no verão (julho).

Moeda: lira italiana

Comércio: em geral, das 8h30 às 19h00

Bancos: das 8h30 às 16h30

Feriados/Festas: Semana Santa e Páscoa; Il Palio in Siena, Festival de cinema e regata Histórica, em Veneza.

Área: 301.245 km²

População: 57.226.000

Capital: Roma

Estatuto: República

Idioma: Italiano

Documentação: não exige visto

Câmbio: Lira Italiana

Pratos Típicos: Além das famosas massas, outras opções são as trufas, risottos, pizzas e alcachofras fritas em óleo de oliva. E não deixe de provar os vinhos Valpolicella e Chianti.

Fuso Horário: + 4 horas (Brasília=0 h)

Compras: Roupas, cerâmica, objetos em alabastro e mármore, esculturas em madeira, bordados, jóias de ouro e prata, camafeus e artigos de couro.

Telefonemas à cobrar (Embratel): 1721055



Japão

Ao lado do Pacífico o inverno é suave, com muitos dias ensolarados. Os trens são os melhores meios de transporte, com uma malha ferroviária moderníssima, cobrindo o país inteiro. Há metrô nas grandes cidades, boas rodovias e eficiente transporte marítimo entre ilhas. Sobressai a arquitetura medieval japonesa e o contraste da cultura milenar com a modernidade. Tóquio, Osaka, Yokohama sã cidades importantes, e os passeios podem incluir desde monumentos budistas até vilas históricas, alem de diversão noturna (concertos, revistas musicais, bares).

Clima: a temperatura varia de -2 a 8 graus no inverno(janeiro), de 21 a 28 graus no verão(julho).

Moeda: iene

Comércio: em geral, das 10h00 às 20h00

Bancos: das 9h00 às 15h00

Feriados/Festas: Aoi Festival, Sanja, Matsuri, Tanabata, Gion Maturis Okunchi Festival.



Malta

No mediterrâneo, malta é um dos mais populares recantos de férias, oferecendo belezas naturais, clima quente, inverno suave e mistura de elementos culturais árabes, ingleses e italiano. Tem como principais as cidades de Velleta, Birkirkara Qormi, Hamrun. Os ônibus são baratos e eficientes. Alugar carro em Malta é mais barato do que em qualquer lugar da Europa. Taxis também não são caros: é aconselhável combinar o preço antes da corrida.

Atrações: Hipogeu de Hat Safiene, Cidade de Valleta , templos megalíticos ; cassinos, bares, discotecas.

Clima: Temperatura entre 10 e 14 graus no inverno (janeiro), e de 22 a 29 graus no verão (julho).

Moeda: Lira Maltesa

Comércio: das 9h00às 19h00

Bancos: 8h30 às 13h00

Feriados/Festas: Dia da independência, Dia da Republica, Festa Religiosa das cidades, nos finais de semana no verão.

Embaixada de Malta (Brasília): (61) 272-0402

Consulado de Malta (São Paulo): (11) 6914-4420



México

Cidade do México, Guadalajara, Montherey e Pueblas são as cidades que se destacam nesse país, banhado pelo oceano Atlântico e Pacífico. Ônibus é uma boa alternativa de transporte, assim como a bicicleta. Taxi não é carro, mais é importante combinar preço com antecedência.

Passeios: cidades pré-colombianas de Teotihuacan e Chichhén-Itzá, sítio arqueológico de Monte Alban; praias e piscinas dos hotéis em Cancún; ruínas maias de Chichén-Itzá e Tulum; e Cozumel. Bares ficam abertos até de madrugada, movidos com muita tequila, salsa e rock.

Clima: clima tropical, com 8 a 14 graus no inverno (janeiro), e 22 a 28 graus no verão (julho)

Moeda: Novo peso Mexicano

Comércio: 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00

Bancos: das 8h30 às 12h00

Feriados/Festas: Dia de La Cadelaria, 2 de fevereiro, com procissão e tourada; Semana Santa.

Embaixada do México (Brasília): (61) 244-1011

Consulado do México (São Paulo): (11) 3061-3446

Embaixada do Brasil no México: (525) 202-7500



Nova Zelândia
Transporte público (trens e ônibus), de excelente qualidade em todo o país, porém caro. Ótima qualidade das estradas. Para longas distâncias o avião é a alternativa relativamente barata. Magníficas paisagens de montanha, lagos, fiordes, Centros de Pesquisas da Antártida, Monte Canterbury e muitas atrações do país, onde quase tudo é importado (produtos típicos só em lojas para turistas) Auchland, Christchurch, Wellington (capital) são as principais cidades.

Clima: temperado oceânico, com 8 a 14 graus no inverno (julho), e 22 a 28 graus no verão(janeiro)

Moeda: Dólar Neozelandês

Comércio: das 9h00 às 17h30

Bancos: das 9h00 às 16h30

Feriados/Festas: Summer City Programme (série de festivais em Wellington): Torneio Golden Shear Sheep-Shearing e Yachting Regatta



Reino Unido

Terra que melhor traduz o velho mundo, com reis, rainhas, pubs, tavernas. Londres é famosa pela diversidade do comércio (preços exorbitantes na chiquérrima Harrod's; pechinchas nos brechós e nas lojas de Canden Town), mas oferece também, assim como as cidades de Leeds, Glasgow e Seffield, muita cultura, artes e espetáculos. Para circular em Londres o ideal é o metrô (com uma foto 3x4 é obtida a carteirinha para o bilhete semanal). Vale fazer pelo menos uma corrida de taxi, pois os londrinos são tidos como os melhores do mundo. Outro importante atrativo é Stratford upon Avon, próxima a Londres, cidade onde nasceu Sheakspeare.

A apenas três horas de Londres, o norte da Inglaterra oferece inúmeras opções de escolas de inglês para fins acadêmicos e profissionais. Em cidades como Chester e Manchester, os alunos experimentam a famosa hospitalidade do norte, em cenários de beleza e cultura.

Programas oferecidos por universidades, colleges e escolas incluem excursões a York, Lake District, Liverpool, Leeds e Shefield.

Clima: no inverno (janeiro) temperatura entre 2 a 6 graus, no verão(julho)

de 13 a 23 graus

Moeda: Libra esterlina

Comércio: das 9h00 às 18h00

Bancos: das 9h00 às 15h00

Feriados/Festas: Torneio de Tênis de Winblendon, Festival Internacional de Edinburgo e Festival de Música de Glastonbury



Rússia
A melhor opção de transporte é o metrô, que tem custo baixo e leva a todos os lugares. O táxi é alternativo, mas não possui taxímetro: deve-se tratar o custo com antecedência.

Igrejas e monumentos erguidos nas épocas dos czares estão por toda parte, como em Ninji, Novgorod, São Petersbugo (centro histórico) e em Moscou, a capital (Palácio do Kremlin, Praça Vermelha, calçadão da rua Arbat e a Tverskaya, uma espécie de Quinta Avenida moscovita). Vale conhecer as cidades de Vladmir, Suzdal, Zagorsk e Volga. Compras limitam-se aos produtos típicos.

Clima: temperatura entre -9 a -16 graus no inverno (janeiro), de 13 a 23 graus no verão (julho)

Moeda: Rublo

Comércio: das 8h00 às 17h00

Bancos: das 8h00 às 15h00

Área: 17.078.005 km²

População: 148.141.000

Capital: Moscou

Estatuto: Federação de Repúblicas

Idioma: Russo

Documentação: exige visto de entrada

Câmbio: Rublos

Pratos Típicos: Borsch, frango à Kiev, strogonoff e o famoso caviar russo. Para beber, a melhor pedida é a excelente vodka russa.

Fuso horário: + 6 horas (Brasília=0 h)

Compras: Matrioscas, as famosas bonequinhas de madeira; caixas de madeira e papel machê, xales, artigos de ótica, pinturas, artesanato em geral e relíquias da época do comunismo.

Telefonemas à cobrar (Embratel): 8108001101055


Suíça

Alugar um automóvel é caro e desnecessário. A rede de transportes é ótima e as cidades são pequenas, convidando a caminhadas ou ao uso dos confortáveis bondes. Picos nevados, casinhas charmosas, os Alpes emprestam aos país um ar romântico. Cidades como Zurique, Berna, Genegra, Lousanne, oferecem diversos atrativos, como conventos (St. Gallen), Berna Antiga, cruzeiro de barco pelo lago Zurique, uma caminhada pelas ruelas do Bairro de Neumarkt e, claro, se for inverno, até esquiar. Não há grande agitos noturnos, exceção aos restaurantes, bares e discotecas.

Clima: temperado continental, com variação de -3 a 2 graus no inverno (janeiro), de 14 a 25 graus no verão (julho)

Moeda: franco suíço

Comércio: das 9h00 às 17h00

Bancos: das 8h00 às 16h30

Feriados e Festas: shows folclóricos durante todo o ano.

Área: 41.285 km²

População: 7.224.000

Capital: Berna

Estatuto: República Federativa

Idiomas: Francês, Alemão, Italiano e Romanche

Documentação: não exige visto

Câmbio: Franco Suiço

Pratos Típicos: Chocolates, fondues, racletes, salsichas e embutidos. Para beber, prove um dos típicos schnapps.

Fuso horário: + 4 horas (Brasília=0 h)

Compras: Os famosos relógios - de pulso ou de parede, linhos, bordados, lenços finos, entalhes em madeira, bonecas, os excelentes canivetes, ferramentas e caixinhas de música.

Telefonemas à cobrar (Embratel): 0800555251










Saiba a importancia que tem a Estação Antártica Comandante Ferraz!



Ficheiro:Comandante ferraz.jpg





Ficheiro:Ferrazbasealpha.jpg

A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base antártica pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, a 130 km da Península Antártica, na baía do Almirantado, Antártica.


Começou a operar em 6 de fevereiro de 1984, levada à Antártica, em módulos, pelo navio oceanográfico Barão de Teffé e diversos outros navios da Marinha do Brasil. Atualmente abriga cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e funcionários, militares e civis.

O nome da estação homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo que visitou o continente Antártico por duas vezes a bordo de navios britânicos. Ferraz desempenhou importante papel ao persuadir o Brasil a desenvolver um programa antártico

A estação dispõe de todas as instalações necessárias como se fosse uma pequena cidade. O total atual de módulos é de sessenta e duas unidades. Recentemente, passou a fazer parte da EACF um heliponto, construído de acordo com as normas internacionais.


Até 2004 a composição modular chegou a sessenta habitáculos com capacidade de viverem confortavelmente 48 pessoas, parecendo uma pequena vila em meio ao gelo antártico. A estação opera durante todo o ano. A estrutura é composta por depósitos, oficinas, biblioteca, salas de lazer e estar, enfermaria, sala de comunicações, ginásio de esportes, cozinha e refeitório.
A administração da estação é executada por militares da Marinha do Brasil, que ali permanecem durante um ano, sendo trocados ao final do período.


População

No inverno, os pesquisadores são em pequena quantidade, pois dependem do solo exposto e de mar aberto para efetuar a coleta de amostras cujos dados serão compilados e enviados às instituições-sede. Nessa época, o transporte depende da Força Aérea Brasileira, pois não se consegue chegar à base através do mar utilizando o NApOc Ary Rongel (H-44). São realizados sete vôos anuais com aeronaves C-130 Hercules. As instalações da base são capazes de abrigar 46 pesssoas

Condições climáticas
No verão, naturalmente em condições menos adversas, a população na estação aumenta, o que se traduz em maior nível de atividade. É nesta época que são executados os serviços de manutenção, ampliação, reabastecimento e apoio aos projetos científicos, tecnológicos e pesquisas de maior vulto. As condições de locomoção e transporte se dão com maior facilidade, há menos gelo a dificultar as atividades dos habitantes. Os ventos são mais fracos, e a temperatura também é mais amena, chegando aos 5°C.



Pesquisa
Os programas de pesquisas permitiram estudar o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas consequências para as Américas inclusive a Amazônia. Ali foi detectado o aumento da temperatura global, o efeito estufa, o aumento do buraco da camada de ozônio, o aumento do nível dos oceanos, além de recolhidos elementos provenientes da poluição causada em sua maioria pelos países do hemisfério norte.

Todas as alterações detectadas pela Estação Antártica Comandante Ferraz mostram claramente a interação entre os hemisférios e sua interferência nas mudanças globais.



Incêndio


Na madrugada do dia 25 de fevereiro de 2012, 2h, ocorreu um incêndio iniciado por uma explosão sem causa estimada na Praça das Máquinas, onde ficam os geradores de energia da estação, suspeitas de sabotagem. Por ser anexa ao restante das instalações, o fogo se alastrou. Um suboficial e um primeiro-sargento morreram porque não conseguiram deixar a Praça das Máquinas, devido a surpresas do ataque tendo um sargento foi ferido, mas levado com vida para a estação polonesa onde recebeu primeiros socorros e posterior transferência para uma base chilena. Para esta foram transportados também todos os civis, encaminhados então para a cidade de Punta Arenas, na Patagônia, e por fim de volta ao Brasil, em um avião da Força Aérea Brasileira.

O combate ao incêndio seguiu pelo dia com o grupo de 12 militares que manteve-se na base até que a Marinha decidiu interromper o trabalho devido às condições climáticas adversas, características da Antártida. Junto a um navio da Armada Chilena, planejou voltar ao local para avaliação dos danos.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ant%C3%A1rtica_Comandante_Ferraz

 

Aeroporto de Saint Martin um dos mais estranhos do mundo

Na pequena ilha de Saint Martin, nas Caraíbas, fica situado um dos mais estranhos aeroportos do mundo. Saiba porquê

Saint Martin é uma ilha de cerca de 87 Km2 situada no arquipélago das Caraíbas. Apesar de ser pequena, encontra-se ainda dividida em duas partes pertencentes à França, a Norte, e à Holanda, a Sul. Por este motivo também é denominada Sint Maarten, em língua holandesa. Mas não são estas particularidades geográficas que tornam a ilha especial. O que a torna especial e famosa é o seu Aeroporto Internacional Princesa Juliana, conhecido como SXM, situado no lado holandês. Este aeroporto, que recebe aviões de grande porte, possui na cabeceira da pista... uma praia.




Uma aterragem neste aeroporto é um espectáculo inesquecível e aterrador, sobretudo se se estiver na praia. De um momento para o outro os banhistas são surpreendidos por um ruído ensurdecedor e por rajadas de vento que agitam as águas, ao mesmo tempo que uma silhueta colossal tapa completamente o sol e passa a rasar as suas cabeças a poucos metros do solo. Logo a seguir um enorme avião, como por exemplo um Boeing 747 Jumbo ou um Airbus A340-300, toca a pista. Quem estava prevenido pôde fazer um filme ou um fotografia espectacular. Em poucos segundos tudo estará terminado.















Massagem com cobras!!!

Massagem com cobras: na cidade de Haifa, norte do Israel, a Fazenda de Plantas Carnívoras e Spa de Ada Barak é um lugar surpreendente. Ada Barak, proprietária e idealizadora da fazenda, acredita nos poderes curativos de serpentes, e oferece um tratamento de massagens com cobras não-venenosas, com o peso e o movimento dos répteis trazendo relaxamento aos (corajosos) pacientes  Foto: Divulgação


Na cidade de Haifa, norte do Israel, a Fazenda de Plantas Carnívoras e Spa de Ada Barak é um lugar surpreendente. Além de numerosas plantas carnívoras, que comem desde insetos a pequenos mamíferos, a fazenda conta com um spa único no mundo. Ada Barak, proprietária e idealizadora da fazenda, acredita nos poderes curativos de serpentes, e oferece um tratamento de massagens com cobras não-venenosas, com o peso e o movimento dos répteis trazendo relaxamento aos (corajosos) pacientes.
O tamanho das serpentes depende do tipo de massagem – as maiores são ditas para aliviar tensões musculares mais profundas e as menores criam uma vibração relaxante. As cobras utilizadas na massagem não são venenosas.

E você, faria essa massagem??






Modificações corporais extremistas

Tatuagem no Globo Ocular

A tatuagem na córnea não é apenas possível, como já existe a muito mais tempo, mas está se tornando mais conhecido por agora, se tornou quase banal no século 19 e 20 para corrigir defeitos, tais como cicatrizes corneanas e leucomas. Nos dias de hoje é feita com menos frequências porque as lentes de contato são muito mais eficazes na cobertura destes defeitos, e a tecnologia também é bem mais acessível. No entanto, nem todos podem usar lentes de contato, e nem todos querem usar.

a389_eyetattoo

200707021358-pix1


Escarificação

Escarificação criativa e artística (hãm?) é a aplicação de cicatrizes de uma forma “controlada” para alcançar um resultado agradável esteticamente ou espiritualmente. No processo de escarificação do corpo, cicatrizes são formadas pelo corte da pele. Apesar de parecer muito mais dolorido que uma tatuagem normal, muitos dizem que a dor se assemelha, mais na maioria dos casos ela é mais “intensa”.

p1150272


Implante de Arte 3D

O implante de arte 3D é qualquer objeto plenamente implantado sob a pele com a finalidade de influenciar uma mudança escultural da superfície. A "invenção" e popularização dos implantes como 3D-Art (em inglês) é creditada principalmente ao Steve Haworth. Implantes podem ser esticadas como piercings. Existem alguns riscos de irritação na pele acima do implante se o objeto implantado for empurrado demasiadamente rápido, como com todos os alongamentos.

a389_implants
3d implant 12

Espartilho de Piercings

Uma das mais recentes tendências em matéria de modificação corporal vem em forma de espartilho de piercings. Eles são uma série de piercings dispostos em duas colunas verticais. São piercings simétricos com um igual número de furos de cada lado. Alguns podem ser utilizados com quatro furos (dois de cada lado), ou com muitos, dependendo do quanto a pele poderá suportar.

a389_corset

Branding Humano

O Branding Humano é, talvez, a mais dolorosa de todas as modificações corpo. O ferro é aquecido quente o suficiente e aplicado por muito tempo que a ferida resultante é uma queimadura de terceiro grau, o que destrói o nervo. É uma técnica que se assemelha aquela utilizada para marcar o gado. As áreas das queimaduras de terceiro grau nunca reconsquistam a sensibilidade. Devido à destruição de toda a camada derme da pele. Com isso a pele acabará por preencher as áreas que não tenham sido severamente danificadas, o que leva anos.

a389_branding

Suspensão Corporal

A Suspensão Corporal é o ato de suspender temporáriamente o corpo humano através de piercings feitos pouco antes da suspensão do processo. O corpo é, então, levantado parcialmente ou totalmente a partir do solo por anzóis de pesca especialmente modificados (“Especialmente modificado” - Ufa! isso me deixou bem mais tranquilo!).

a389_suspension

Bifurcação de Língua

Uma das mais recentes alterações ao corpo atingida é a separação das línguas, ou bifurcação da língua. O processo envolve literalmente cortar a língua em metade diretamente para baixo do centro. Uma vez que a língua é dividida é possível mover as duas secções independentes uma da outra.

a389_tongue


Pointy Ears (Orelhas de Duende)

O Dr. Lajos Nagy criou um procedimento cirúrgico para fazer orelhas humanas pontiagudas, como uma criatura mitológica. Segundo o doutor, "tornar as orelhas pontiagudas como resultado de uma cirurgia plástica, não é só aumentar a atractividade da face, mas também melhorar a experiência de ouvir música."


a389_pointyears


fonte: http://www.jumentrix.com.br/2009/06/as-8-mais-bizarras-modificacoes-no.html


















Imagens da Terra vistas do espaço

As viagens espaciais comerciais começam a se tornar uma realidade, brevemente um número maior de pessoas poderá pagar para ver aquilo que hoje está reservado aos astronautas e aos bilionários.

Existe muita beleza para se ver de perto, mas as imagens abaixo mostram uma nova visão do planeta Terra.


  Alpes suíços
terra vista do espaco alpes suicos

 Estreito de Gibraltar
terra vista do espaco estreito de gibraltar

  Islândia
terra vista do espaco islandia

  Mar Negro
terra vista do espaco mar negro


  Mar Vermelho
terra vista do espaco mar vermelho

 Norte da África e Europa anoitecendo
terra vista do espaco noite na africa

   Ásia a noite
terra vista do espaco noite


  Tempestade de areia no norte da África
terra vista do espaco peninsula iberica


 Planeta Terra
terra vista do espaco




fonte: http://www.pipocadebits.com/2009/12/belas-imagens-da-terra-vista-do-espaco.html