TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

terça-feira, 5 de junho de 2012

Círculos no Gelo um fenómeno natural estranho





Round ice in Russia 3

image

Os círculos no gelo é mais um misterioso fenómeno natural, muito raro, que ocorre em países onde predominam as baixas temperaturas. Este fenómeno consiste na formação de um disco de gelo que consegue rodar lentamente à superfície da água, rotação esta que provavelmente estará associada a redemoinhos na água. A formação de um círculo pode levar semanas até ter o aspecto final apresentado na imagem e alguns deles podem mesmo apresentar um diâmetro até 200 metros.

Esse é o círculo de gelo em Sheridan Creek no Canadá, filmado pouco antes do Natal passado. Um especialista citado nele não parece saber explicá-lo.



A literatura sobre o tema indicada pela Fortean Times mostra que não só os círculos no gelo estão sempre associados a redemoinhos, como alguns dos círculos foram observados em lenta formação ao longo de semanas. Sem nenhum disco voador por perto. Alguns deles alcançaram tamanhos gigantescos de até 200 metros de tamanho… e permaneciam em rotação!

É realmente lamentável que o tema, descrito há quase um século, jamais tenha sido explorado em detalhe por cientistas, resumido a ser meramente descrito como uma curiosidade inexplicada, e daí, a ser explorada por todo tipo de especulação.

Embora seja obviamente um mecanismo natural envolvendo a interação do congelamento da água e redemoinhos, os processos exatos ainda não foram definidos, e mesmo uma reprodução controlada jamais foi realizada.

A chave aos mistérios do Universo pode estar relacionada com descobrir como os círculos de gelo se formam. Ainda que seja uma chave bem pequena.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário