TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

terça-feira, 5 de junho de 2012

Fiorde de Sogn - The Sognefjord – Um lugar magnifico!

image

image

image

image

image

image




Fiorde é uma palavra norueguesa que significa “braço de mar” e aplica-se a uma grande entrada do mar em torno de altas montanhas rochosas. Estas encontram-se principalmente na costa oeste da península Escandinávia.

O fiorde de Sogn é o maior da Noruega com cerca de 205 Km de comprimento e profundidade máxima de 1308m, sendo assim o maior fiorde da Noruega e o segundo maior fiorde do Mundo. Este fiorde é constituído por vários braços sendo que o braço principal raramente ultrapassa os 5km de largura.
Na Noruega, as fiordes tornam a comunicação por terra entre as varias aldeias bastante difícil, uma vez que aldeias que se encontram a poucos quilómetros de distancia de barco são por vezes separados centenas de quilómetros por estrada.

Formação:

Os fiordes da Escandinávia foram formados à milhares de anos durante as eras glaciares, através do movimento de enormes massas de gelo denominadas glaciares em direção ao mar, moldando os vales em forma de U. Estas enormes entradas de relevo podem chegar a centenas de quilómetros, da costa para o interior, sendo rodeadas por falésias separadas por poucos quilómetros entre si.

Localização:

A costa norueguesa, encontra-se grandemente recortada por fiordes desde Stavanger, no Sul até à fronteira com a Rússia. A fiorde de Sogn encontra-se a norte de Bergen que tem facilidade a acesso por ar e ferry, sendo por isso um bom local para iniciar a exploração dos fiordes noruegueses. Ao contrario do interior montanhoso e frio, o litoral e temperado devido à corrente do Atlântico Norte

image


O fiorde alcança uma profundidade máxima de 1308 metros abaixo no nível médio das águas do mar. As maiores profundidades encontram-se na parte interior do fiorde: perto da foz, a profundidade aumenta para cerca de 100 metros abaixo do nível do mar. A largura média do braço principal do fiorde de Sogn é de cerca de 5 km. As falésias que rodeiam o fiorde alcançam uma altitude a partir da água superior a 1000 metros.
As povoações que se encontram no fiorde e nos seus braços estão ligadas por barcos. Entre elas encontram-se Balestrand, Gudvangen e Flåm. Gudvangen situa-se no fiorde de Nærøy, um braço do fiorde de Sogn particularmente conhecido pela sua natureza intacta e pelas paisagens de rara beleza. A partir de Flåm, a linha de caminho-de-ferro Flåmsbana sobe 864 metros até Myrdal, em apenas 20 km - a subida mais íngreme por caminho-de-ferro, sem vigilância.

A beleza do fiorde e a magnitude da sua paisagem tornaram-no muito popular entre os turistas, que impulsionam em grande parte a economia local.

O fiorde de Luster é o braço mais interior do fiorde de Sogn e um dos mais populares



Nenhum comentário:

Postar um comentário