TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ALIMENTAÇÃO / BEM-ESTAR E SAÚDE

5 exercícios para todas as idades




A maioria da população reclama que nunca tem tempo para fazer exercícios. Na verdade, se você consegue pegar o carro para fazer compras, ou sair para pegar aquele sanduíche de fast food, você tem um tempinho sobrando, sim. Aliás, o que você precisa é mudar suas prioridades e colocar a sua saúde em primeiro lugar.

Não dê desculpas, comece a agir agora mesmo. Se você tem crianças ou idosos em casa, aproveite para quebrar a rotina deles e garantir saúde, mobilidade e habilidade de executar tarefas diárias. Ser fisicamente ativo tem diversos benefícios para a saúde: você perde peso, ganha tônus muscular, reduz os níveis de estresse, melhora a qualidade do sono, aumenta sua expectativa de vida e capacidade de concentração, reduz a incidência de doenças e ainda se sente feliz. Você pode começar com 30 minutos diários, de segunda a sexta. Escolha um espaço verde da sua cidade e aproveite para se exercitar ao ar livre. Quando se sentir mais preparado, aumente o tempo de exercícios e até combine vários deles.


1- Alongamento: São os exercícios que trabalham um grupo específico de ossos e músculos. Eles alongam a musculatura garantindo flexibilidade e mobilidade ao corpo. Quem pratica esportes costuma se alongar antes e depois dos exercícios.

2- Caminhada: Essa é a forma mais fácil de se exercitar. Caminhar é um exercício aeróbico de baixo impacto que ajuda a melhorar a densidade dos ossos, a postura, a condição do coração e pulmões e o tônus dos músculos inferiores.

3- Flexões: Deitado de barriga para baixo e apoiado nos braços, o corpo nesse exercício desce ao chão com o movimento da flexão de braços. É importante para a musculatura superior, como peito, costas e braços. Crianças e idosos também podem realizá-lo. Você pode tornar o exercício mais fácil ficando de joelhos. Comece com uma série de 10 exercícios. Repita 3 vezes.

4- Exercícios com bola: Conhecida como bola suíça ou gymnastic ball, essa bola para ginástica pode ser facilmente adquirida em lojas especializadas. Ela permite que sejam feitos exercícios para todo o corpo, incluindo abdominais, pois ela diminui o impacto e as dores lombares, além de corrigir a postura das vértebras.

5- Exercícios de yoga, tai chi chuan e pilates: Essas três modalidades possuem exercícios para iniciantes e que podem ser realizados em qualquer lugar, inclusive ao ar livre. Existem exercícios para todos os grupos musculares, que envolvem flexibilidade e respiração.



 
 
 
Emagreça sem riscos à saúde


 
 
Homens e mulheres que desejam ter um corpo em forma dedicam boa parte de seu tempo com exercícios pesados em academias e clubes. Eles consideram a falta de exercícios físicos como o principal motivo para a insatisfação com o corpo. Entretanto, são poucas as pessoas que dão o devido valor para a importância da alimentação adequada na busca pelo bem estar e pela qualidade de vida.



A nutróloga Andréa Quidute Sampaio, do Instituto Paulistano em São Paulo, afirma que a alimentação moderna está fazendo com que o ser humano prejudique seu próprio corpo e sua saúde. “Quando as pessoas decidem emagrecer acabam fazendo da forma incorreta, cortando da alimentação itens indispensáveis para o equilíbrio do corpo. O mesmo acontece com quem deseja se alimentar melhor e, por conta própria, define o ‘próprio cardápio’, que pode ser inadequado para seu estilo de vida”.

A especialista dá cinco dicas para quem quer ter sucesso na hora de planejar e colocar em prática o cardápio para uma alimentação melhor e mais equilibrada:


Consumo diário: o ideal é termos uma alimentação equilibrada, prevenindo deficiências nutricionais, melhorando o trabalho do sistema imunológico e protegendo o organismo contra doenças infecciosas. Podemos destacar o licopeno (tomate, cenoura, mamão, manga, couve); fibras (frutas, legumes, verduras, aveia; flavonoide (suco natural de uva, morango, ameixa, repolho); isoflavonas (soja – de preferência em grão); ácidos graxos Omega 3 (peixes e óleo de peixe).

Reeducação alimentar: para trabalhar de forma adequada, o nosso corpo necessita de todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A reeducação alimentar tem a finalidade de aprendermos a comer de tudo sem exageros, de uma forma equilibrada, com alimentos que garantam uma boa nutrição, respeitando a individualidade de cada pessoa. Um alimento por si só não tem a capacidade de fazer emagrecer, mas aprendendo a se alimentar de forma adequada e respeitando os horários conseguimos atuar na redução e na própria manutenção do peso.


Mulheres e a celulite: esta alteração (que tira o sono de muitas mulheres) envolve fatores hormonais, vasculares, neuroendócrinos, erros alimentares e sedentarismo, levando a uma alteração do relevo cutâneo. Para ajudar a amenizar estas alterações, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conserva, frituras, embutidos e alimentos industrializados, pois aumentam o acúmulo de toxinas. Dar preferência a consumo de frutas, alimentos integrais, verduras e legumes – crus ou cozidos ao vapor – e temperos naturais.

Dor de cabeça: muitos fatores podem piorar este grande mal que afeta os brasileiros, entre eles: o uso de analgésicos em excesso, longos períodos de jejum, tabagismo, uso de contraceptivos orais, sono inadequado, estresse, falta da prática de exercícios físicos regulares e, principalmente, o componente alimentar, que é muito importante.

Cuide de seu corpo: não esquecer que a prática de exercícios físicos regulares e modificações do estilo de vida, como tabagismo, etilismo e sedentarismo evitam diversos problemas de saúde e contribuem – muito – para alcançar os resultados esperados.

 
 
 
 
Barriga grande pode ser sinal de desequilíbrio


 
A cena é comum. Você está na roda de conversa com os amigos e, de repente, todos começam a fazer piada a respeito de uma pequena protuberância na altura do abdômen. É a famosa barriguinha. Algumas discretas, outras mais salientes, elas podem ser um indicador de que há desequilíbrio no seu organismo, causado por má alimentação ou falta de uma rotina de exercícios na academia.


De acordo com o médico Alexander Morrell, da Escola Paulista de Medicina de São Paulo, o histórico familiar é um item que influencia na obesidade. Assim, se seus pais apresentam o problema, é bom não se descuidar, pois as chances de sua barriguinha se destacar aumentam. “É difícil dizer que há uma causa específica para a obesidade. O que normalmente existe é uma mistura de fatores”, diz Alexander, que também é cirurgião de aparelho digestivo.

Uma das maneiras de verificar o quanto a barriga pode oferecer de risco à saúde começa com o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). A fórmula do IMC é o peso de uma pessoa, dividido pela altura ao quadrado. Por exemplo, alguém que pesa 100 kg e mede 1,80 metros deve fazer a conta 100/ (1,80)². O IMC é 30,8, o que a enquadra na categoria entre 30 e 35, que corresponde à obesidade moderada.

O IMC entre 20 e 25 equivale à faixa de indivíduos magros. Entre 25 e 30 significa sobrepeso. Acima de 35 quer dizer obesidade mórbida.

Para saber os riscos que o paciente corre quando está acima do peso adequado, o especialista precisa recorrer a outros tipos de exame também. Há casos em que o IMC não é elevado, embora se apresente um quadro com tendência a diabetes, pressão alta e índice elevado de colesterol e triglicérides. Nessa situação, é importante se prevenir contra o aumento de peso. A união desses problemas com obesidade pode oferecer um cenário negativo, capaz de reduzir a expectativa de vida da pessoa.



 
 
 
Tamanho dos seios da mãe não interfere na nutrição do recém-nascido


 
 
O tamanho dos seios é uma das preocupações estéticas da mulher. Algumas gostariam de ter seios mais volumosos. Outras acham que eles poderiam ser menores. Mas na hora da amamentação, isso não passa de um pequeno detalhe, já que o volume não influencia na capacidade de oferecer nutrientes ao bebê.


De acordo com o Ministério da Saúde, “as mulheres com mamas pequenas podem necessitar amamentar com mais frequência, devido a sua pequena capacidade de armazenamento do leite”. Os seios, todavia, independentemente do tamanho, têm capacidade de gerar o mesmo volume diário do alimento.

Ainda segundo o Ministério da Saúde é recomendado que a criança seja amamentada sem restrições de horário nem tempo de duração. É diferente da alimentação de um adulto, na qual a regularidade é o mais importante. Em geral, um bebê que se alimenta do leite materno exclusivamente mama de oito a doze vezes por dia.

Em caso de dúvidas, consulte um médico. O ideal é não se precipitar e começar a oferecer suplementos de maneira precoce. Isso pode influenciar nos hábitos alimentares e na saúde da criança futuramente.




A saúde que vem dos alimentos


Conheça 15 alimentos que auxiliam no combate a doenças.



Um bom passeio em uma feira-livre pode ser de grande valia para quem quer começar a cuidar melhor da saúde. Selecionamos alguns alimentos que são fáceis de encontrar e que podem fazer toda a diferença para o seu bolso e sua saúde.




Mas antes, fique atento às recomendações de preparo de alimentos da Organização Mundial da Saúde – OMS. De acordo com a instituição, estima-se que 1,8 milhão de pessoas morram por ano devido a problemas diarréicos, que na maioria dos casos, estão ligados à água contaminada e à falta de preparação higiênica dos alimentos.



Passos para preparar seus alimentos:



1. Mantenha a limpeza.

2. Separe alimentos crus de alimentos cozidos.

3. Cozinhe bem os alimentos.

4. Mantenha os alimentos a temperaturas seguras.

5. Use água e matérias-primas seguras.


Abacate: Ajuda a combater o ácido úrico e o reumatismo, cálculos de vesícula e úlceras.

Abóbora: É útil no controle da glicose no diabetes e ameniza anemia e asma.

Acelga: Usa-se crua para tratar da anemia e da asma, de diabetes e de diarréia.

Alho: É um antibiótico natural, que funciona como vermífugo. Também é útil na prevenção de tromboses.

Beterraba: Rica em magnésio, auxilia no tratamento de infecções. Também é usada por pacientes com câncer (suco de beterraba crua tomada de quatro a cinco vezes por dia).

Berinjela: O suco fresco é útil como diurético e ajuda a desobstruir as vias biliares.

Brócolis: Usado no tratamento de infecções, tem efeito emoliente e tônico. Serve como remédio para a anemia.

Caqui: Sua casca tem efeito laxante. A fruta também ajuda no combate à gota, anemia e diabetes.

Cenoura: Pode ser usada para problemas nos olhos, ossos, fígado e ainda serve como tônico para cabelos e pele.

Couve: Rica em ferro, vitamina C e iodo, tem efeito cicatrizante em úlceras, cálculos renais e hemorróidas.

Ervilha: auxiliar no tratamento de diabetes e problemas digestivos.

Espinafre: Evita a prisão de ventre, ajuda a combater a obesidade, além de ser útil contra a anemia.

Figo: Cozido com leite é indicado para úlceras gástricas, inflamações da boca e da laringe, tosse e bronquite. Tem efeito laxante.

Goiaba: Indicada para úlceras duodenais e diarréias.

Laranja: Limpa o organismo e o desintoxica, o que favorece a digestão de alimentos gordurosos. Tem ação cicatrizante. Combate ainda a gengivite, o reumatismo, o ácido úrico, a gota, o diabetes, a obesidade, a pressão alta, a fraqueza orgânica e a febre.



 
 
Boa noite de sono e alimentação equilibrada


 
Seja para cumprir com as tarefas do trabalho ou para aproveitar as atividades de lazer, é necessário cultivar bons hábitos em, pelo menos, dois momentos: a hora de dormir e a hora de comer. Uma noite de sono ruim atrasa a produção de melatonina, substância responsável pelo bom funcionamento do organismo, no que diz respeito ao controle da pressão arterial, freqüência cardíaca, liberação de hormônios e funcionamento de órgãos como o intestino. Uma alimentação desequilibrada também altera o ritmo do corpo.


A nutricionista Karla Conolly, do hospital Jayme da Fonte, em Recife (PE), apresenta algumas dicas para você conciliar descanso e cardápio. Dessa maneira, seu dia pode render mais:

Reduzindo o ritmo: segundo a especialista, tudo começa com uma boa noite de sono. Para relaxar, é ideal descansar a mente pelo menos 30 minutos antes de se deitar, com uma leitura agradável ou uma boa música. Isso ajuda na qualidade do sono.

Bem-Estar: “leite quente, com bolachas, é uma ótima opção para uma boa noite de sono”, sugere Karla. “Essas pequenas refeições favorecem a produção de serotonina, um hormônio importante para acalmar os ânimos”, acrescenta. A redução nos níveis de serotonina pode levar a sintomas de depressão, irritabilidade ou até mesmo excesso de apetite.

Intestinos: o intestino pode ser educado para funcionar em casa pela manhã. Se tiver dificuldades, tente relaxar, espere um tempo. Intestinos cheios liberam toxinas no sangue, causando irritação, além de prejudicar a absorção de vitaminas pelo organismo. “Vale beber bastante água e diminuir a ingestão de cafeína durante o dia, mesmo que a prática signifique número maior de ida ao banheiro”, recomenda a nutricionista.

Contra o estresse: a especialista sugere alimentos como leite e iogurte desnatados, queijos branco e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e carboidratos. “Eles são fontes produtoras de triptofano, um precursor da seratonina”, diz.



 
Os altos e baixos do colesterol



Nem todo mundo tem por hábito realizar exames de sangue frequentes, para verificar informações a respeito de sua saúde. De acordo com pesquisa publicada, no ano passado, pelo jornal “Annals of Family Medicine”, nos EUA, menos da metade de homens e mulheres jovens conferem sua taxa do chamado colesterol ruim (LDL) com alguma regularidade.


A pesquisa se baseou em análises realizadas no período de 1999 a 2006, com 2.587 jovens adultos, dos quais homens de 20 a 35 anos de idade e mulheres, entre 20 e 45 anos. Os dados podem ser considerados perigosos, considerando outro estudo. Segundo o Centro para Prevenção e Controle de Doenças americano (CDC, na sigla em inglês), um e cada cinco jovens dos EUA apresenta níveis ruins de colesterol, aumentando as chances de doença cardíaca.

De acordo com a biomédica Clélia Machado, do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), mesmo quem apresenta taxa de colesterol total menor do que 200 e de triglicérides abaixo de 150 – consideradas normais – não está livre de complicações futuras. Hábito de fumar, doenças como hipertensão arterial e diabetes, ou histórico familiar podem favorecer o aparecimento de complicações.

“A partir dos 20 anos, é importante realizar as dosagens de colesterol e triglicérides, periodicamente. Diante de qualquer alteração, é necessário repetir a análise mais frequentemente e buscar orientação médica para iniciar um tratamento apropriado”, diz Clélia.

Confira exemplos do que pode influenciar a sua taxa de colesterol ruim, de acordo com a especialista:

Tendência à elevação do colesterol: o consumo exagerado de alimentos ricos em colesterol, como carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, bacon, manteiga e banha, pode elevar os níveis de colesterol. Ao mesmo tempo, o excesso de álcool e o consumo de carboidratos e açúcar em grandes quantidades também podem fazer os níveis de triglicérides subir.

Tendência a manter o colesterol em taxas saudáveis: na opinião da biomédica, para manter a saúde em dia é interessante optar por alimentos com menos gordura, incluindo carnes magras. Além disso, é recomendável que se retire a gordura visível da carne, frango e peixe antes de cozinhar, evitando fritar os alimentos. Grelhar, assar, cozinhar ou refogar é sempre melhor do que fritar. “Com relação ao leite e seus derivados, prefira os desnatados e reduza o uso de maionese, margarina, manteiga, molhos cremosos e temperos oleosos. Inclua muitas frutas e vegetais frescos em seu cardápio diário, e encontre uma forma prazerosa de combater o sedentarismo”


 
 
 


Alimentos para melhorar a imunidade



O estado nutricional de uma pessoa é determinante para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico. Para isso, não basta incluir um alimento isolado na alimentação, mas é preciso que todos os dias seja oferecido no mínimo quatro refeições diárias, com os principais nutrientes: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, na quantidade ideal para cada faixa etária.


Carboidratos: devem ser provenientes de pães e biscoitos integrais, grãos como arroz, quinua, milho, feijão, lentilha, cevadinha, batata, mandioca e mandioquinha.

Proteínas: são importantes para a formação do sistema de defesa e estão presentes nas carnes vermelha, frango e peixe, e os ovos.

Cálcio: é um mineral extremamente importante e pode ser incluído através de todos os vegetais que verde-escuros ou do leite e seus derivados.

Probióticos: têm um papel importante de melhorar o sistema de defesa do organismo através do equilíbrio da flora intestinal. Alguns estudos comprovam a melhora de gripes e resfriados com a ingestão diária de alimentos ricos em probióticos, facilmente encontrados em iogurtes especiais, nas formas de lactobacillus e/ou bifidobacteria.

Zinco: é um mineral facilmente encontrado nas carnes vermelhas.

Água: a ingestão de líquido, apesar de ser básica, garante que nosso organismo esteja em equilíbrio constante e evita a desidratação que ocorre no inverno também.

Gengibre: é uma raiz que tem demonstrado bons resultados quando incluída nas dietas, por isso pode ser usada no preparo dos pratos, em forma de chá, ou ingerido cru antes das refeições.

Frutas e vegetais (Vitamina C): são determinantes para atingir a quantidade de vitaminas e minerais recomendados diariamente. É necessário ingerir cinco frutas todos os dias, que podem ser divididas nas quatro refeições. E não menos importante são as saladas, que devem estar em todas as refeições principais.

Exageros: Toda forma de exagero seja por excesso de gorduras, grandes volumes ou bebidas com álcool, pode sobrecarregar o organismo, causando uma necessidade do mesmo se reequilibrar e gastar energia para isso, o que é ruim.

Dietas de restrição: Toda dieta restrita pode gerar uma queda do sistema de defesa, pois quando o corpo sofre uma restrição de energia, ele “rouba” nutrientes do sistema, inclusive do de defesa, para gerar energia para as funções diárias. O resultado é aumento de gripes, resfriados ou outras patologias.





Manjericão protege as células do organismo


O tempero realça o sabor das refeições e ainda traz diversos benefícios à saúde.


Os temperos fazem parte da culinária de todo o mundo e dão um toque especial aos pratos. Ervas, plantas e raízes servem para realçar o sabor dos alimentos e deixar a refeição ainda mais gostosa. Alguns temperos vão além e trazem grandes benefícios a saúde. É o caso do manjericão, planta rica em magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitamina C. “A erva também é conhecida como alfavaca, erva real, basílico grande e até remédio de vaqueiro.


Também é uma boa fonte de vitamina E, B3, B6 e zinco”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli

Devido à presença do magnésio, o manjericão melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas.

“Ele possui flavonóides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres. O alimento também é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino”, ressalta.

O tempero pode estar presente de várias formas na alimentação, como in natura em saladas ou presente em molhos, carnes e outros pratos. “Nas massas a erva pode estar presente no molho de tomate”, destaca o empresário Alexander Bonetti, da San Marco Alimentos. Além de todos os benefícios para a saúde, o manjericão deixará a sua comida muito mais saborosa.




Quem tem medo de massa?




A cozinha italiana é rica em sabores e usa ingredientes variados para a confecção de seus pratos. Ainda assim, a massa é umas das figuras de maior destaque no prato de italianos e admiradores desse tipo de culinária.


Se o macarrão foi ou não inventado na Itália, essa é outra conversa. O fato é que um simples prato de massa pode ser uma refeição fácil de preparar além de muito saborosa. Por ser formado principalmente por carboidratos, o macarrão é uma boa fonte energética. Por outro lado, é um alimento que pode engordar, mas se consumido com moderação e incluído em uma rotina com exercícios físicos, você só terá a ganhar com esta refeição.

Antes de escolher o seu prato, decida qual tipo de massa pedir. As massas cruas contém cerca de 350 calorias (pacote com 100g), enquanto as cozidas têm 110 calorias. Já as calorias das massas orientais são bem altas, em média 400 calorias a cada 100 gramas.

O segundo passo para uma massa perfeita é verificar os benefícios de cada ingrediente que entrará no prato. O mais indicado é adicionar verduras e legumes para diminuir as calorias. O macarrão ao sugo, por exemplo, é uma opção magra, (tem cerca de 100 calorias por porção de 100 g), feita apenas com molho de tomate, que é fonte de licopeno, uma substância antioxidante essencial para o organismo. Para dar um toque pessoal, você pode incluir temperos como manjericão ou manjerona, que promovem a saúde. Só tome cuidado com a adição do queijo. Cada colher de sopa de parmesão costuma ter cerca de 45 calorias e 3 gramas de gordura.


Conheça os principais tipos de massa disponíveis para consumo:

Massa comum: Elaborada com farinha de trigo e água,o que a atorna mais acessível.

Massa de sêmola: Feita com uma farinha de trigo mais nobre.

Massa com ovos: Elaborada com a adição de três ovos por quilo de farinha.

Massa grano duro: Feita a partir de um trigo especial chamado trigo durum. Fica naturalmente al dente.

Massa integral: Feita com farinha de trigo integral, contém mais fibra em sua composição.

Massa com vegetais: São massas coloridas nas quais são acrescentados vegetais como beterraba, espinafre e cenoura.

Massa artesanal: A massa é laminada, o que a faz apresentar maior porosidade e absorção do molho.

Massa fresca: Feita com ovos e farinha de trigo, são elaboradas com semolina de trigo, sua parte mais nobre, que deixa a massa muito mais leve, macia, mas também al dente.



 
 
Sem medo do óleo


Os óleos funcionais trazem boas novas na área da saúde


Que a gordura em excesso faz mal à saúde todo mundo sabe. Mas o que está dando o que falar por aí é o fato de existirem óleos capazes de ajudar a perder peso. Sim, você entendeu certo. Está comprovado: a descoberta é que alguns componentes encontrados em óleos vegetais possuem propriedades benéficas para a nossa saúde e podem ajudar na guerra contra a balança.


Além de ajudarem na prevenção de doenças, um estudo feito pela Universidade de Navarra, na Espanha, afirmou que esses óleos chamados de funcionais, tem efeito anti-inflamatório. O que dá a eles essa propriedade é a presença de ômega 3, 6 e 9, um tipo de gordura conhecida como ácido graxo. Como o nosso corpo não produz esse tipo de substância, é importante que ela seja incluída em nossa alimentação.

O estudo também beneficia as mulheres ao apontar que os óleos funcionais ajudam a regular os hormônios, principalmente no período menstrual, e aliviam a sensação de inchaço, Além disso, por conterem vitamina E, um importante antioxidante, ainda ajudam a combater os radicais livres.

De acordo com a revista Trends in Food Science and Tecnology, os óleos funcionais podem ainda conter outros ingredientes benéficos. Estes podem ser extraídos a partir do processo de refinação, tais como beta-caroteno, vitamina k, fosfatidilcolina, utilizada no tratamento de doenças hepáticas, e a fosfatidilserina, utilizada na prevenção do envelhecimento cerebral.

Você encontra diversos tipos de óleos funcionais nos supermercados. Entre eles estão os de algodão, de amendoim, canola, girassol, milho, uva, palma, gergelim, oliva e cártamo.




 
 
 
Páscoa: crianças também devem apreciar chocolate com moderação


 
Uma alimentação com excesso de açúcar durante a infância pode contribuir para o aumento das chances de obesidade infantil, bem como o desenvolvimento de problemas para o organismo, no futuro. Ainda que provoque sensação de bem-estar e contenha antioxidantes, diminuindo o risco de determinadas doenças, o chocolate deve ser consumido com moderação, desde os primeiros anos de vida.


Na Páscoa, os apelos do tradicional coelhinho tornam o chocolate uma atração quase inevitável. Todavia, de acordo com informações da nutricionista Bruna Camargo (CRN 24996), quanto mais tempo demorar para as crianças ingerirem esse tipo de alimento, melhor. O ideal é que experimentem chocolate somente após um ano de idade. E, mesmo assim, em pequenas quantidades.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce, nos primeiros doze meses. Se for difícil controlar, a especialista sugere no máximo o equivalente a uma colher de sopa por dia. Crianças com idades entre dois e cinco anos não devem ultrapassar o limite diário de 30 gramas.

O excesso de chocolate é capaz de provocar gases, desconforto abdominal e diarreia, já que o produto contém açúcar e leite, sendo gorduroso. Confira outras dicas da nutricionista, para que você e as crianças apreciem uma das maiores delícias da Páscoa, com saúde:

Chocolate Diet: como não tem açúcar em sua composição, seu teor de gordura é maior, para manter a mesma consistência do chocolate comum. Em alguns casos, chega a ser até mesmo mais calórico; não indicado, portanto, para pessoas com restrição de calorias na dieta. Os próprios diabéticos não devem abusar.

Glúten: pessoas com intolerância ao glúten devem verificar sempre o rótulo do chocolate, uma vez que o produto pode conter adição de cereais e glúten.

Lactose: pessoas com intolerância à lactose também precisam de cuidado, pois há diversas opções de chocolate ao leite no mercado. Uma das alternativas é buscas os que são feitos à base de soja.



 
 
 
Cardápio contra o câncer



O ex-vice-presidente José Alencar, que atuou no governo Lula e morreu em março, foi um símbolo na luta contra o câncer. De acordo com especialistas da Oncomed, centro de referência em oncologia de Minas Gerais, “consumir diariamente água e alimentos variados, de qualidade e quantidade adequada, é um dos principais fatores no combate à doença”.


Levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apontou que 60% dos pacientes apresentam risco de problemas nutricionais. O estudo revela ainda que grande parte deles já chega para o tratamento com deficiências, quando o assunto é a disponibilidade ideal de nutrientes no organismo.

Quanto mais cedo a dieta saudável fizer parte da rotina das pessoas, maiores as chances de aproveitar os benefícios da alimentação. “As vantagens vão além da prevenção do câncer. Um cardápio equilibrado ajuda no tratamento e na recuperação de problemas cardiovasculares, entre outros, em longo prazo”, afirma Fernanda Schettino, nutróloga da Oncomed.

Confira algumas dicas da especialista e veja os tipos de alimentos mais adequados no combate a cada tipo de câncer.

Betacaroteno: alimentos como abóbora, mamão, manga e todo alimento amarelo ou alaranjado são fontes de betacaroteno, um pigmento carotenóide antioxidante, que protege contra o câncer de pulmão e contra o câncer de mama.

Licopeno: os alimentos vermelhos, como a melancia e o tomate, possuem licopeno, uma substância muito importante na prevenção de cânceres como o de próstata. “É melhor que substâncias como betacaroteno e licopeno sejam adquiridas pelo consumo de alimentos frescos, e não por suplementos alimentares”, recomenda Fernanda.

Fibras: Outro alimento muito pesquisado hoje em dia é a linhaça, que além de conter ácido graxo ômega 3 em seu interior, oferece também uma boa quantidade de fibras. Essas fibras têm papel favorável na prevenção do câncer de intestino.

Fibras insolúveis: também para inibir a formação de tumores, as fibras insolúveis, encontradas nos brócolis, na couve e na couve-flor, são ótimos alimentos para serem consumidos. “Vale a pena também incluir no mínimo 400 gramas de frutas e hortaliças no cardápio diário, que é o sugerido pelo Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer”, diz Fernanda




Nenhum comentário:

Postar um comentário