TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

sábado, 15 de setembro de 2012

Floresta Amazônica - A maior floresta do mundo


Floresta Amazônica - A maior floresta do mundo

Conhecida como "Pulmão do mundo", a Floresta Amazônica é a maior do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.


Está situada ao norte da América do Sul e seu território se extende por 9 países, que são: Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e a maior parte no Brasil.


Aqui em nosso pais essa área se estende para os estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.


É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras.


O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.


A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros.


Os rios que cortam a floresta amazônica formam a bacia do mais longo e caudaloso rio do mundo, o Amazonasque serve de meio de transporte para o povo local.


O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.


A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a mais biodiversa de floresta tropical do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário