TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

sábado, 15 de setembro de 2012

O maior ônibus do mundo é brasileiro!


A Neobus, fabricante de carrocerias de ônibus de Caxias do Sul - RS, aproveitou as comemorações do aniversário de 318 anos da cidade de Curitiba, um símbolo de organização em transportes públicos, para apresentar o Mega BRT, ônibus biarticulado considerado o maior do mundo.


Batizado de “Ligeirão Azul”, o veículo tem 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 2,20 metros de altura interna e pode transportar até 300 passageiros.


O modelo conta com duas articulações sanfonadas, e chega ao comprimento de três ônibus convencionais juntos. Sendo assim, supera os 26,7 do maior veículo registrado até agora.


Até julho de 2011, a Neobus vai entregar 94 biarticulados para a prefeitura de Curitiba. Esses veículos contam com design exclusivo, que apostam em uma aerodinâmica eficiente e se assemelham ao visual de um trem bala.


O biarticulado tem aprovação total no quesito acessibilidade – possui maior largura e altura internas facilitando a mobilidade de cadeirantes. Além disso, os veículos operam com biocombustível.


O sistema de transporte público de Curitiba é expresso e chamado BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por ônibus). E não por acaso tem fama de ser o melhor do Brasil.


É que a estrutura vária para os BRTs possui características específicas sendo vias exclusivas para ônibus com configuração para rápido embarque e desembarque. Trata-se basicamente de canaletas exclusivas, o que aumenta a velocidade média, torna a viagem mais rápida, não expõe os passageiros a riscos de acidentes de trânsito e evita que seus usuários fiquem presos em congestionamentos. O embarque também é facilitado, pois possuem plataformas especiais niveladas na altura da porta do veículo. Alem disso conta com um inovador sistema automático de abertura dos semáforos durante sua passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário