Barrow é uma cidade localizada no estado americano de Alasca, no Distrito de North Slope, sendo a maior cidade deste. É uma das cidades mais setentrionais do mundo (a mais setentrional com mais de 2 mil habitantes) e a mais setentrional dos Estados Unidos, estando próxima do Point Barrow, o ponto mais setentrional desta nação. A população era de 4 683 hab. no censo de 2000, com uma população estimada de 4 581 hab. em 2008. Seu nome é uma homenagem a Sir John Barrow.
Localização de Barrow em Alasca
Localização de Alasca nos Estados Unidos
Dados gerais
Fundado em 1825
Incorporado em 1958
Prefeito Robert Harcharek
Características geográficas
Área 55 km² -
terra 47 km² -
água 8 km²
População (2008) 4 581 hab. (83 hab./km²) Altitude 3 m
Etimologia
A cidade tem seu nome derivado do Point Barrow, que foi assim nomeado em 1825 por Frederick William Beechey em homenagem a Sir John Barrow, do Almirantado do Reino Unido. A região foi lar dos nativos Inupiat por mais de mil anos sob o nome de Ukpeagvik ou "lugar onde as corujas-das-neves são caçadas"Geografia
Barrow está localizada em 71° 18' 1" N, 156° 44' 9" O. É a única cidade estadunidense no continente com a antípoda em terra firme (entretanto inabitada). A antípoda está na Antártida em 71° 18' 1" S, 23° 14' 1" L. Barrow está a aproximadamente 2 100 km ao sul do Pólo Norte.
De acordo com o United States Census Bureau a cidade tem uma área total de 54 km², sendo 47 km² em terra e 8 km² de água. Logo, 14% da área da cidade é água. A vegetação predominante em Barrow é a tundra, que está sobre um permafrost com mais de 400 m de profundidade..[3]
Barrow é rodeada pela Reserva Nacional de Petróleo do Alasca.
Clima
Devido a estar localizada a 515 km ao norte do Círculo Polar Ártico, o clima de Barrow é frio e seco, sendo classificado como um clima polar. O tempo no inverno pode ser bastante perigoso devido a combinação de frio e vento, enquanto os verões são frescos. As observações meteorólogicas de Barrow estão disponíveis desde o século XIX. Atualmente há em Barrow um escritório do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos e um laboratório de monitoramento do clima do NOAA.Mesmo com a localização extremamente setentrional, as temperaturas em Barrow são moderadas por conta da topografia. O Oceano Ártico está a norte, leste e oeste e a tundra plana estende-se por 300 km ao sul. Assim, não há barreiras de vento ou vales protegidos onde o ar frio e denso poderia se estabelecer ou formar inversões de temperatura na baixa atmosfera como ocorre no interior entre a cordilheira Brooks e a cordilheira do Alasca.
No entanto, Barrow tem as menores temperaturas médias do Alasca. Embora seja raro Barrow registrar as temperaturas mais baixas do estado durante as ondas de frio, condições de vento frio ou neve são muito comuns.
As temperaturas permanecem abaixo de zero de outubro até maio]. A temperatura máxima está acima de zero em apenas 109 dias do ano aproximadamente. Há temperaturas abaixo de zero numa média de 324 dias por ano. Temperaturas negativas e neve podem ocorrer em qualquer mês do ano.
Barrow é um deserto, com uma precipitação equivalente a menos de 127 mm de chuva por ano. Isso inclui menos de 76 cm de neve, dado que 2,5 cm de chuva equivale a aproximadamente 30,5 cm de neve.
A primeira neve (aquela que não derrete até a primavera seguinte) geralmente ocorre durante a primeira semana de outubro, quando as temperaturas deixam de estar positivas. Outubro é normalmente o mês com a maior quantidade de neve, quando neva praticamente todo dia, formando um total acumulado de cerca de 18 cm. Também pode nevar durante o verão.
O sol se põe no dia 18 ou 19 de novembro e fica abaixo do horizonte por cerca de 65 dias. Isto cria uma noite polar que dura até o sol nascer novamente em 22 ou 23 de janeiro. Durante a primeira metade da noite polar o tempo do crepúsculo diminui diariamente até ao soltício de inverno (21 ou 22 de dezembro), quando dura apenas 3 horas.
Além das baixas temperaturas e da noite polar, Barrow é um dos lugares mais nublados da Terra. Devido aos ventos predominantes de leste vindos do Oceano Ártico Barrow fica completamente nublada em pouco mais de 50% do ano. Em 62% do tempo o céu está no mínimo 70% incoberto. Os tipos de nuvens são principalmente baixos stratus e e neblina; formações de cumulus são raras. O tempo está mais nublado em agosto e setembro, quando o oceano está livre de gelo. Névoa densa ocorre numa média de 65 dias no ano, principalmente durante o verão. Névoa de gelo pode ocorrer durante o inverno, principalmente quando a temperatura fica abaixo de -34°C.
Frio seriamente intenso começa geralmente em janeiro, e fevereiro é geralmente o mês mais frio, com uma média de -27°C. Em março o sol está no céu aproximadamente 9 horas, a temperatura aumenta alguns graus e os ventos tornam-se mais intensos. Em abril as temperaturas tornam-se menos extremas, numa média de -17°C. A partir de 11 ou 12 de maio o sol pode ser observado 24 horas por dia, no fenômeno conhecido com sol da meia-noite. O sol não se põe por 82 ou 83 dias, até 31 de julho ou 1 de agosto. Em junho a média de temperatura passa a ser positiva (2°C) e se mantém assim até o meio de setembro.
Julho é o mês mais quente do ano, com máximas em torno de 8°C e mínimas em torno de 1°C. A partir do fim do mês o oceano fica livre de gelo e fica assim até outubro.
A variação dos ventos durante o ano é limitada, com os meses do outono com mais vento. Ventos extremos (60 a 100 km/h) já foram observados todos os meses. A condição comum do vento é com uma média de 20 km/h vindo do leste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário