TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

terça-feira, 19 de julho de 2011

NOITE POLAR





















A noite polar é a noite que dura mais de 24 horas, fenômeno que ocorre nas regiões polares, na zona delimitada pelos círculos polares. O fenômeno oposto, quando o Sol permanece acima do horizonte por um longo tempo é chamado de dia polar, ou Sol da meia-noite.No interior dos círculos polares, a duração do intervalo de tempo no qual o Sol está abaixo da linha do horizonte varia entre 20 horas nos círculos Árctico e Antárctico a 179 dias nos pólos geográficos. Nem todo este tempo é de noite polar, pois pode haver bastante luz ambiente devido à refracção. Aliás, o tempo em que o Sol está acima do horizonte nos pólos é de 186 dias, sendo a assimetria devida ao tempo em que o Sol está parcialmente acima do horizonte se contado como "dia".
 



 Aurora Boreal - Noite Polar
Aurora boreal é um fenômeno natural óptico que acontece no polo norte. São luzes coloridas que aparecem no céu, durante a noite. Normalmente é esverdeada, isso se deve aos átomos de oxigênio das altas camadas atmosféricas emitirem luz verde, ao serem excitados pelos elétrodos de alta velocidade do vento solar.
O nome aurora vem da deusa romana e boreal do deus grego do vento forte Bóreas, nomes dados pelo astrônomo italiano Galileu Galilei. O fenômeno também é conhecido por noite polar. Nas latitudes do polo sul ela é conhecida como aurora astral.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário