TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Veja as 15 melhores trilhas do mundo, segundo a 'National Geographic'

A revista National Geographic, fundada em 1888, é uma autoridade quando o assunto é mundo selvagem e lugares incríveis, com belezas naturais de todo tipo. Por isso, a lista das 15 melhores trilhas do planeta feita pela publicação e inspirada nas dicas do autor Peter Potterfield, que percorreu o mundo inteiro em busca dos pontos para os amantes de trekking, deve ser conhecida pelos amantes da natureza. Confira:


1) Kunsgsleden, Suécia

Kungsleden significa "o rei das trilhas" em sueco. Com mais de 400 km na mítica região da Lapônia, no norte do país, esta trilha atravessa um dos últimos grandes espaços selvagens da Europa ocidental, cruzando florestas e passando ao pé do Monte Kebne - o mais alto da Suécia. Ao longo do caminho, cabanas confortáveis servem de refúgio para as noites e em caso de mau tempo. A distância de 425 km é longa. Já que a maioria dos turistas europeus efetua o passeio entre julho e agosto, recomenda-se viajar ao local a partir de setembro para estar mesmo só em meio a estas maravilhosas paisagens.

2) Grand Canyon, Estados Unidos
Qualquer passeio no Grand Canyon pode virar uma das melhores trilhas da sua vida. O ideal é organizar um roteiro que passe pelos três aros do cânion, o Sul , o Norte e o Oeste, o que é possível num caminho de cerca de 70 km e que pode durar entre 4 e 6 dias, avistando as principais maravilhas geológicas e naturais deste lugar único do planeta. Os momentos mais recomendáveis para efetuar esta trilha são durante os meses de março ou novembro, quando há menos turistas no local.

3) Evereste Base Camp, Nepal
Para trekkers experientes, o Nepal é um grande sonho de consumo, ainda mais se o local escolhido for um caminho que chega a mais de 5000 metros de altura nas ladeiras da montanha mais alta do planeta, o Evereste. Para descobrir melhor este único, e ter tempo para se aclimatar à altura e subir lentamente, recomenda-se vir com tempo. Uma trilha que sai de Lukla, cidade do Himalaia a 2800 metros de altura, até o Base Camp do Everest, a cerca de 5 300 metros de altura, costuma ser feita em 16 dias, avistando alguns dos maiores picos do mundo, passando por vilarejos com monastérios budistas , florestas, paisagens e vistas de tirar o fôlego ( e não apenas literalmente, apesar do pouco oxigênio a estas alturas). O período de pré-monção, entre março e abril, oferece paisagens floridas e o período de pós-monção, em novembro, tem um clima mais seco, com menos chuva.

4) Trilha do Monte Fitz-Roy, Argentina
A Patagônia, na ponta sul da América, é um lugar que intriga pessoas do mundo inteiro, uma região misteriosa e afastada com paisagens incríveis. Os brasileiros têm a sorte desta região encontrar-se em países próximos, a Argentina e o Chile. Na fronteira destes dois países, a Patagônia se encontra com a Cordilheira dos Andes, com lugares simplesmente incríveis para a prática do trekking. Saindo da cidade de El Chaltén, caminhe por cerca de uma semana entre o Massivo do Fitz Roy e o próprio Monte Fitz-Roy, que se ergue sobre as estepes da Patagônia, culminando a cerca de 3 300 metros. O passeio atravessa pelo Parque Nacional dos Glaciares, com florestas, geleiras e cachoeiras que formam a beleza desta trilha e oferecem vistas espetaculares, especialmente na hora do pôr-do-sol. O melhor momento para conhecer a região é no final do verão, entre fevereiro e março.

5) Petra, Jordânia
Uma trilha no caloroso deserto da Jordânia vale a pena quando o destino é a Cidadela de Petra, um magnífico sítio arqueológico com monumentos do século 8 antes de Cristo talhados nos paredões das montanhas vermelhas. E é muito mais satisfatório chegar ao local fazendo uma trilha pelo deserto e pelas montanhas do que descendo de um ônibus lotado de turistas.

Recomenda-se sair da antiga cidade de Dana, atravessando o Vale de Wadi Araba, subir as montanhas de Sharah, passando por belos oásis, fazendo um caminho de cerca de 80 km em 7 dias. As temperaturas mais toleráveis encontram-se entre outubro e abril.

6) Grindenwald, SuíçaOs Alpes, no coração da Europa, têm algumas das melhores trilhas do continente, com vistas montanhosas estonteantes. Os Alpes suíços representam bem a beleza dos lagos, florestas e montanhas idílicas que vêm à mente quando se pensa nesta região. Perto da comuna de Grindelwald é possível ver trilhas agradáveis que podem ser feitas em dois dias por trekkers iniciantes, num vale maravilhoso, passando pelos picos de Eiger e Shreckhorn.

7) Parque de Yosemite, Estados Unidos
O Parque Nacional de Yosemite encontra-se nas montanhas de Sierra Nevada, na Califórnia. Suas cachoeiras e florestas atraem turistas e trekkers anualmente, mas a melhor trilha para ser feita no local está aberta entre julho e setembro, no verão do hemisfério norte. Chegando a 12 mil pés (mais de 3,5 mil metros), esta trilha Trans-Sierra, começa no Parque Nacional e segue o Rio Merced, passando pelos lugares mais belos deste parque, com cachoeiras e belas paisagens através de enormes paredões de granito. A trilha é reservada para trekkers com experiência.

8) Trilha de Chilkoot, Estados Unidos e Canadá
Encravada entre os Estados Unidos e o Canadá, no Alaska e no território de Yukon, a trilha de Chilkoot, com 50 km, é um lugar mítico da caça ao ouro, e os antigos equipamentos dos garimpeiros do final do século 19 ainda descansam ao longo do caminho. Mais de um século depois, esta viagem tornou-se uma rota impressionante para trekking na América do Norte, aventurando-se pela Passagem do Chilkoot e terminando no Bennett Lake, passando por dois parques nacionais. O melhor momento para realizar esta trilha de cerca de 5 dias é entre o final de junho e o começo de outubro. O mês de agosto, com as melhores temperaturas, é também o que recebe mais visitantes.

9) Rochosas Canadenses, Canadá
As montanhas Rochosas estendem-se por quase 5 mil km do sul dos Estados Unidos até a Columbia Britânica, no Canadá. A parte canadense das Rochosas tem algumas das paisagens mais bonitas, com montanhas nevadas, lagos de águas cristalinas e florestas. O Vale de Tonquin, no Parque Nacional de Jasper, na região de Alberta, é um lugar maravilhoso para uma trilha de 3 a 5 dias e 40 km, passando por lugares incríveis e tendo a sorte (ou o azar) de avistar algum urso grizzlie.

10) Baía dos Fogos, Tasmânia
A Tasmânia é uma ilha situada a 250 km do sul da Austrália. Sua natureza selvagem a torna um lugar ideal para amantes de belas trilhas. A Baía dos Fogos é uma delas, saindo do Parque Nacional do Monte William e passando por dezenas de quilômetros de praias de areia branca e águas turquesas. A trilha deve ser feita acompanhado; até sua chegada a um hotel confortável não há nenhum local para se alojar. Tome cuidado com as cobras das florestas da Tasmânia: todas as espécies são venenosas.

11) Trilha de Long Range, Canadá
A ilha de Terra Nova, no leste do Canadá, impressiona pela sua natureza selvagem, com inúmeros cabos, baías e penínsulas. Mas é em suas montanhas de Long Range, no centro da ilha, que está uma de suas principais trilhas, atravessando o Parque Nacional de Gros Morne, uma meca para aventureiros, com geleiras, blocos de granito, alces e caribus. O local é tão selvagem que você só receberá uma licença dos guardas do parque se carregar um localizador para poder ser encontrado em caso de problemas. O lugar é conhecido por ter um dos piores climas do planeta, mas tudo isto vale a pena para conhecer este lugar afastado e único.

12) Trilha de Queen Charlotte, Nova Zelândia
Situada no norte da Ilha Sul da Nova Zelândia, na região vinícola de Marlborough, a trilha de Queen Charlotte pode ser feita no ano inteiro. Com cerca de 70 km, segue águas azuis dos "sounds" da Nova Zelândia, espécies de fiordes do país. É possível acampar ao longo do caminho, ou se alojar em hotéis confortáveis para os menos aventureiros. Durante certa parte da temporada, a trilha está aberta para mountain bikers. Para evitá-los, vá durante o verão quando os bikers não têm acesso ao local.

13) Montanhas da Lua, Uganda
A África tem algumas das paisagens mais impressionantes do planeta. As Montanhas da Lua, em Uganda, perto da fronteira com o Congo, têm trilhas com alguns dos maiores picos do continente como o Monte Speke, e com passeios a geleiras, com vistas impressionantes. A trilha do circuito central dura de 6 a 7 dias, e é altamente recomendável contratar guias e carregadores, a preços acessíveis e que conhecem muito bem a região. A temporada "seca" (que não é tão seca assim e deixa os caminhos com bastante lama) vai de dezembro a março.

14) Trilha de Kalalau, Havaí
O Havaí é um dos Estados que possui algumas das principais belezas naturais dos Estados Unidos. E é na parte norte da ilha de Kauai, na Costa de Na Pali que está a trilha de Kalalau. A trilha é desafiante pelo seu calor tropical e suas ladeiras escorregadias, mas suas incríveis vistas panorâmicas do Pacífico valem o esforço. Além do mais, se você estiver mesmo com calor, está num dos melhores lugares do mundo para um mergulho nas águas do arquipélago.

15) Croagh Patrick, Irlanda
O Croag Patrick é uma montanha do oeste da Irlanda que chega a 764 metros. Sua subida pode ser feita em um dia, e o local é muito visitado por peregrinos por ter sido, supostamente, o local onde São Patrício teria passado 40 dias e 40 noites rezando. O topo da montanha tem uma capela branca e uma paisagem impressionante. O caminho, apesar de ser feito em um dia, é puxado, mas a satisfação ao chegar até o topo, é incomparável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário