TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

segunda-feira, 18 de julho de 2011

MOSCOU A MAIOR CIDADE DA RÚSSIA

Moscou é a capital e a maior cidade da Rússia. É também a maior área metropolitana da Europa e está entre as maiores áreas urbanas do mundo. Moscou é um grande centro político, econômico, cultural, religioso, financeiro, educacional e de transporte da Rússia e do mundo, uma cidade global. É também a sétima maior cidade do mundo, uma megacidade. A população de Moscou (em 1 de Junho de 2009) é 10.524.400.
A cidade está localizada junto ao rio Moscou no Distrito Federal Central, na parte europeia da Rússia. Moscou senta-se na junção de três plataformas geológicas. Historicamente, foi a capital da antiga União Soviética, do Império Russo, da Rússia Czarista e do Grão-Ducado de Moscou. É a sede do Kremlin de Moscou, um dos Patrimônios Mundiais da cidade, que serve como a residência do Presidente da Rússia. O parlamento russo (Duma e o Conselho da Federação) e o Governo da Rússia também estão sediados em Moscou.

Moscou é um importante centro econômico e é o lar de um dos maiores números de bilionários do mundo;em 2008, a Moscou foi nomeada a cidade mais cara do mundo para trabalhadores estrangeiros, pelo terceiro ano consecutivo. No entanto, em 2009, Moscou foi para a terceira posição depois de ser ultrapassada por Tóquio e Osaka, respectivamente.
É a casa de muitas instituições científicas e educacionais, bem como numerosas instalações esportivas. Possui um complexo sistema de transportes, que inclui 4 aeroportos internacionais, 9 terminais ferroviários e o segundo mais movimentado sistema de metrô do mundo (depois de Tóquio), que é famoso por sua arquitetura e arte.
Ao longo do tempo, a cidade ganhou uma variedade de apelidos, a maioria referindo-se ao seu estatuto de pré-eminente no país: a "Terceira Roma" (Третий Рим), "Whitestone" (Белокаменная), "O Primeiro Trono" (Первопрестольная), "Os Quarenta Fortes" (Сорок Сороков).












História


 FundaçãoA primeira referência à cidade data de 1147 quando Yuri Dolgoruki convidou o príncipe de Novgorod para ir ter com ele a Moscovo (Vem comigo, irmão, a Moscovo). O encontro foi a 4 de Abril de 1147. A cidade estava em festa; os príncipes das zonas vizinhas ofereciam presentes uns aos outros e concordavam num acordo de cooperação mútua. Nove anos mais tarde, Yuri Dolgurki manda construir uma muralha de madeira, que foi sendo constantemente reconstruída, para envolver e proteger a cidade que então estava a ser erigida dados aos conflitos entre Dolgoruky e o príncipe de Chernigov. A cidade era um ponto estratégico para os príncipes de Vladimir-Suzdal. O rio Volga também tinha grande influência nas trocas comerciais entre a cidade e os restantes principados, bem como outros reinos; a prova disso são moedas árabes encontradas na cidade.

Na altura, Moscovo era mais uma cidade administrativa do que comercial, dado que a população que ali vivia era sobretudo camponesa. Nos anos seguintes, a cidade viria a ter metalúrgicos e pessoas ligadas aos artesãos. O rio Volga, o seu ponto estratégico e a crescente populações fizeram Moscovo crescer nos séculos XII e XIII..

Era medieval

No Inverno de 1278, os mongóis capturaram a cidade e assassinaram o comandante da armada, bem como praticamente toda a população. Estes saques (ligados directamente à história da Rússia) provocaram o desaire do território russo. Porém, os moscovitas puderam regressar às suas casas expulsando os inimigos. Mas, ao contrário do que se passava na cidade, o resto do Sul do território fora totalmente destruído. Muitas cidades não se recuperaram, provocando grandes vagas de imigração a Norte. Isto influenciou a cidade, que com isso viu a sua população crescer.
Depois dos saques e das carnificinas provocados pelos tártaros, Moscovo volta a se recuperar e, em 1327, passou a ser capital de um principado: o Grão-Ducado de Moscovo. A sua boa localização em relação ao rio Volga permitiu um crescimento estável, atraindo milhares de refugiados provenientes de todo o território russo devido às grandes invasões dos tártaros.
Sob o poder de Ivan I da Rússia, Moscovo substituiu Tver, que era capital do Principado de Vladimir-Suzdal. A partir daí, Moscovo cresce a uma velocidade ainda maior. Ao contrário dos outros principados do mundo, este não era dividido em zonas para serem governadas pelos filhos mas sim "herdada" inteiramente pelos descendentes.
Em 1380, Dmitry Donskoy, príncipe de Moscovo, ganhou uma importante batalha que permitiu acabar com o poder dos tártaros: a batalha de Kulikovo. Com isso, a Rússia, através de Moscovo, torna-se livre de todo o domínio dos tártaros.
A cidade torna-se um grande centro de poder e, com o passar dos anos, Moscovo ascende a uma capital de um grande império que viria a ter uma grande notoriedade no mundo.
Com isto, Kiev perde o seu estatuto de poder que antes tivera com o Principado de Kiev.

 Século XVII: a passagem do poder a São Petersburgo

O século XVII foi marcado por um grande crescimento populacional e por certas revoluções como o fim da invasão lituano-polaca em 1612 e a revolta de Moscovo em 1682.
Deixa de ser capital em 1712 após Pedro, o Grande ter fundado São Petersburgo junto do Báltico, em 1703. As razões foram o contacto com o mar que São Petersburgo permitia, a localização estratégica para as trocas comerciais e defesa da Rússia.

As tropas de Napoleão retiram-se de Moscovo, pintado por Adolph Northern.

1812 

O ano de 1812 é sem dúvida a data mais conhecida da História da Rússia, pois marca a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte. Ao saber que Napoleão chegara às fronteiras da Rússia, os moscovitas elaboraram uma emboscada previamente definida. Quando os franceses chegaram à cidade (14 de Setembro de 1812), o seu grande exército encontra uma cidade abandonada e completamente queimada.

Sem nada para comer e com o terrível frio russo, as tropas viram-se obrigadas a bater em retirada; 90% morrem no regresso a França e Napoleão é perseguido pelos russos.
Este acontecimento é dramatizado na obra de Leon Tolstoi, Guerra e Paz, e Tchaikovsky compôs uma música a retratar todos estes acontecimentos: a Abertura 1812 com carrilhão e canhões.
Depois de 1812, Moscovo continua a crescer a um ritmo bastante elevado. Em 1918, durante a Guerra civil Russa, Moscovo serviu de quartel-general do Exército Vermelho: 25 batalhões são formados juntamente com quatro regimentos de engenharia totalizando um número aproximado de 178.500 soldados. Com o grande feito da Revolução Russa de 1917, a cidade torna-se capital da União Soviética em 12 de Março de 1918.

Segunda Guerra Mundial 

A cidade volta a ser atacada, desta vez pela Alemanha Nazi durante a Grande Guerra Patriótica, como é conhecida a Segunda Guerra Mundial na Rússia, em Novembro de 1941. Moscovo é evacuada e decretada como campo de batalha. Foram construídas armas antitanques, enquanto a cidade era bombardeada.

Nessa altura, e devido aos riscos, Estaline é aconselhado a abandonar a cidade e a evacuar a restante população que ficara obrigatoriamente. Proposta esta, recusada.
Além do mais, a população continuou a construção do metro iniciada em 1930 e, por mais paradoxal que seja, os bombardeamentos beneficiaram a expansão das linhas.
Em 1980, Moscovo recebe os Jogos Olímpicos, que foram boicotados pelos Estados Unidos da América e outras nações ocidentais como protesto contra a Invasão soviética do Afeganistão.


Moscow International Business Center em construção. Moscou é a cidade mais cara do mundo para expatriados.

Fim da União Soviética e século XXI

Em 1991, a URSS é dissolvida e, com Boris Yeltsin, Moscovo cresce exponencialmente. A cidade passa então a capital da Federação Russa, onde fica o poder central, a Duma.
No fim da década de 1990, a cidade cresce, moderniza a sua arquitectura (embora o Presidente da Câmara tenha sido muito criticado por descurar e demolir edifícios históricos em detrimento de arranha-céus) e aumenta a sua linha de metro.
Moscovo transforma-se numa cidade cosmopolita cheia de história, cultura e vivacidade, mas também com problemas como o crime organizado e a pobreza.

Geografia

Moscou está situada nas margens do rio Moscou, que corre há pouco mais de 500 km através da Planície do Leste Europeu, na Rússia central. 49 pontes atravessam o rio e seus canais dentro dos limites da cidade. Elevação de Moscou no Centro Pan-russo de Exibições, onde situa-se a estação-chefe meteorológica da cidade, é de 156 metros. O ponto mais alto é o planalto Teplostanskaya com 255 m.[10] A largura da cidade de Moscou (sem as limitações de MKAD) de oeste para leste é de 39,7 km e o comprimento de norte a sul é de 51,7 km .
Sistema de estradas de Moscou está centrado aproximadamente em torno do Kremlin no centro da cidade. De lá, as estradas geralmente irradiam-se para o exterior para cruzar com uma seqüência de estradas circulares ("anéis").
O primeiro anel principal e mais interno, Bulvarnoye koltso, foi construído no local da antiga muralha do século XVI ao redor da cidade que costumava ser chamado Bely Gorod (Cidade Branca). O Bulvarnoye koltso tecnicamente não é um anel, que não forma um círculo completo, mas sim como uma ferradura arco que vai da Catedral de Cristo Salvador para o Rio Yauza.

Com clima influenciado pela corrente fria proveniente da Sibéria, possui invernos rigorosos, com temperaturas de até -12 °C, e Verões amenos e breves, entre os 18 e os 22 °C. Moscou tem uma temperatura média anual de 7 °C, sendo o mês mais quente Julho, com média de 18 °C e o mais frio Janeiro, com média de -9 °C.

Como pode ser visto no gráfico, a população de Moscovo cresceu bastante nos finais do século XIX. Muitos dos novos habitantes eram descendentes de antigos servos, libertados com o fim do Kreopostnoje Pravo. Entre as famílias que foram viver para Moscovo encontra-se a de Anton Pavlovitch Tchékhov, oriunda de Taganrog.



Política

Moscovo é o centro do poder da Rússia. No centro de Moscovo, designado de Okrug Central Administrativo, está localizado o Kremlin. Dentro dele está a residência oficial do Presidente da Rússia bem como muitos quartéis militares. Dentro dele também está o centro Militar de Moscovo. A maioria das representações estrangeiras na Rússia estão localizadas em Moscovo, facilitando o acesso à obtenção de vistos pelas pessoas junto às embaixadas.
A cidade de Moscovo é governada por um presidente do município. O actual é Yuriy Luzkhov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário