TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

sábado, 28 de maio de 2011

DO TEMPO DAS CAVERNAS


Uma janela para um mundo totalmente novo e desconhecido. Os mistérios que a Terra reserva debaixo de sua pele podem surpreender a qualquer um e, depois de alguns minutos de caminhada entre intrigantes formações rochosas, a agradável recompensa de cachoeiras subterrâneas límpidas e revigorantes, lagos e esculturas naturais. São essas e outras experiências que fizeram surgir o espeleoturismo, uma atividade de aventura que desvenda os segredos do interior do planeta.




A atividade pode ser desfrutada em diferentes níveis de dificuldade e obstáculos de acordo com a experiência do praticante. Os iniciantes podem conhecer algumas grutas adaptadas que contam com iluminação artificial, degraus e corrimões. A Caverna de Santana (Vale do Ribeira, SP) é uma opção de local totalmente preparado para receber os turistas que desejam aproveitar este momento único sem muito esforço.



Em outros casos, para aqueles que desejam curtir ao máximo este momento na natureza em ambientes pouco modificados pela ação do homem, a atividade pode ser praticada em grutas com diversos obstáculos e nenhuma ou muito poucas adaptações. Alguns exemplos de cavernas assim podem ser encontrados na Chapada Diamantina (BA) e também no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, no Vale do Ribeira (SP). Aqui, o destaque é aproveitar o silêncio para apreciar as formações de estalagmites e estalactites e aprender sobre a historia de formação das mesmas com os guias.



Já os mais experientes coordenam técnicas de rapel para enfrentar cavernas íngremes na modalidade vertical. Mais praticado em abismos, os visitantes usam cordas e equipamentos específicos para segurança. No Mato Grosso do Sul, um bom exemplo é o Abismo Anhumas, em Bonito.



A palavra espeleoturismo deriva da ciência que estuda as cavidades naturais da Terra, a espeleologia. Entrar em cavernas sempre fez parte do imaginário humano, mas as primeiras pesquisas científicas na área começaram na França com Édouard-Alfred Martel, considerado o pai da espeleologia moderna. No Brasil, há registros de pesquisas desde meados do século XIX no interior de Minas Gerais.



A diversão do espeleoturismo pode ser encontrada em todo o país. Para garantir a segurança, é importante se certificar de que as empresas são associadas à ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo e de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário