TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

sábado, 21 de maio de 2011

A INTELIGÊNCIA NÃO VEM DE BERÇO E SIM DE APRENDIZADO


Quem nunca teve aquele coleginha de aula nerd? e nunca conseguiu ser que nem ele.
Pois isso é uma questão muito discutida por várias pessoas, mais a questão é ser inteligênte vem de berço ou todos nos temos o dom da inteligência?
Pois bem a inteligência é a gente que faz em nos proprios, não é por classes nem nada que não possamos ser inteligentes. E sim o interesse de cada um saber sempre mais e nunca se sustentar daquilo que já sabe.
Amente brilhante, que nos coloca no topo da cadeia alimentar e da curva da evolução, tem inspirado vários estudos ao longo dos anos. O que é a inteligência, como medi-la e aumentá-la é um assunto que não sai de moda. Não é à toa que todo mês deparamos com manchetes ligadas ao desenvolvimento mental. Mas, afinal, o que é inteligência e como ela se aplica nos dias de hoje?


Essa faculdade é tão complexa que, não por acaso, ainda não se chegou a um significado universalmente aceito sobre ela. Um conceito usado atualmente é o do psicólogo norte-americano Howard Gardner, que classifica a inteligência como a habilidade de resolver problemas ou criar produtos de valor nos ambientes culturais nos quais se está inserido. "Pessoas "mais inteligentes" tendem a resolver problemas em menos tempo e com menos esforço mental, sendo mais eficientes", afirma Káritas de Toledo Ribas, sócia-diretora da empresa Appana Mind - Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada e especialista em medicina comportamental. Segundo ela, eficiência significa "a capacidade de gerar trabalho a um custo energético reduzido".


Com base nesse conceito de inteligência, podese dizer que ela não é apenas uma questão de QI, mas um conjunto de habilidades. Então, dizer que Pelé, o rei do futebol, é tão inteligente quanto foi o físico Albert Einstein não é errado. A explicação disso veio nos anos 1990, quando Gardner apresentou sua teoria sobre inteligências múltiplas, com sete tipos diferentes de intelecto: linguístico, lógico-matemático, espacial, intrapessoal, corporal-sinestésico, interpessoal e musical .Segundo ele, essa classificação pode ser de grande ajuda para potencializar o aprendizado.

Diversos fatores influenciam o desenvolvimento mental da criança. "Inteligência é o somatório de herança biológica e meio ambiente, que é tudo o que gira ao nosso redor, inclusive alimentação, estímulo e cultura", afirma Káritas. Partindo disso, o escritor Malcolm Gladwell, em seu livro Outliers - Fora de Série, expõe por que algumas pessoas têm sucesso e outras não. Segundo ele, além da inteligência, fatores como contexto histórico, oportunidades e esforço determinam o sucesso.Mas para que a inteligência não seja vista como um metódo adquirido só pela classe média, hoje existem vários formas de ambos terem uma vida igualada. Terem acesso a uma faculdade principalmente o que antigamente era impossível para a classe baixa. O sucesso que adquirimos na nossa vida é uma soma da inteligência, do esforço, do nosso aprendizado e da oportunidade de mostrarmos que podemos ser sempre capazes de alcançar nossos objetivos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário