TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

terça-feira, 10 de maio de 2011

VOCÊ SABE O QUE É A SÍNDROME DE REFERENCIA OLFATIVA?

Na verdade não é considerada uma doença, mas sim um distúrbio raro, que faz com que as pessoas pensarem que estão fedidas, com cheiro nas axilas, boca e genitais, o que na verdade não acontece. Essas pessoas acabam se isolando, não saem de casa, e um terço chega a tentar cometer suicídio.




São na verdade delírios, mais conhecidos como Síndrome de Referencia Olfativa, os portadores parecem sentir um odor ruim. Alguns especialistas estão estudando profundamente esse distúrbio, principalmente nos Estados Unidos.



Ao que foi divulgado recentemente, cerca de 20 pessoas estão sendo acompanhadas com a doença, sendo que a maioria são mulheres, pessoas na faixa de 33 anos. Alguns portadores tomam banho e lavam as roupas exageradamente, isso sem contar que grande parte do dia, os pacientes ficam pensando no odor, que no caso é ‘imaginário’.

Alguns confessaram ter gasto um sabonete por dia, e ficam se cheirando a todo o tempo. Trocam também de roupas várias vezes ao dia, além de gastar bastante com produtos de higiene, principalmente desodorante e perfumes. Um dos pacientes examinados chegou a beber perfume.



Essas pessoas sofrem bastante, algumas já foram internadas, mas nada adiantou. No mundo não há um numero ideal de portadores, porém um estudo revelou que a síndrome é conhecida há mais de um século. Ainda não existe nenhum medicamento comprovado que ajudou no tratamento, no entanto a terapia vem mostrando bons resultados.



21 comentários:

  1. Quero aqui dar minha contribuição.
    passei 10 anos de minha vida com esse problema.
    tudo começou quando eu tinha 16 anos,eu sentia que do meu corpo exalava um cheiro ruim(cheiro de caca) eu me isolava de todos,eu não entrava dentro de onibus,eu chegava andar de itaquera (sp) até o tatuapé(sp) para o meu trabalho,só para não entrar dentro do onibus (porque eu achava que todos os passageiros sentiriam o cheiro do meu corpo.
    eu mandava minha mãe cheirar eu,e ela falava que eu não estava cheirando ruim,fui a diversos médicos ai em são paulo,eles só falavam que eu não cheirava ruim mas não me davam nenhuma solução.(1970)
    o engraçado é que se eu estivesse sózinho eu não sentia o cheiro(só que eu ficava pensando no cheiro durante todo o tempo que estivesse acordado.
    sentia o cheiro quando chegava uma pessoa perto de mim,ai eu ia tomando distancia da ou das pessoas que chegassem perto de mim.
    eu pedia a DEUS que me levasse porque eu não estava mais aguentando tanto sofrimento.
    mas um dia passando pela rodoviaria julio prestes(sp) vi na banca de jornal um livro que tem o titulo(O Poder do subconsciente) comprei o e comecei a ler(1979) ali fui descobrindo o que a nossa mente é capaz de fazer.
    ai comecei a entender,se minha mãe e os medicos(diversos que passei)diziam que não sentiam cheiro ruim nenhum no meu corpo, então esse livro fez eu começar a entender que só poderia ser minha mente que fazia tudo aquilo(que para mim era um cheiro real)
    então aos poucos comecei a desligar minha mente daquele cheiro.
    resultado=1 ano depois(1980) eu ja não mais sentia,não sinto até hoje.hoje tenho 56 anos.to de boa.
    obs. o livro me ajudou,mas as poucas pessoas que eu falava meu problema também me ajudaram(minha mãe e os médicos,que diziam que eu não tinha cheiro ruim)e a minha força de vontade me libertou dessa angustia.(é muito sofrimento, e a maioria(principalmente,naquela época. 1970) achavam que é frescura da gente.
    nessa época eu chegava ao cumulo de passar muito perfume pelo corpo todo.(ai sim que eu ficava fedido rrrrsssssss)mas mesmo carregado de perfume(4 banhos diarios) eu só sentia o cheiro de caca.
    e o conselho que dou a todos que estiverem passando por isso é que conte para as pessoas mais chegadas(mãe,medicos porque se eles falarem que vc não tem cheiro ruim)é porque vc esta sofrendo de Sindrome da referencia olfativa,ai é sua força de vontade é que vai te libertar desse sofrimento.
    conclusão=quando nossa mente começar a focar em coisas ruins,temos que interromper esses pensamentos,senão eles começam a se tornarem reais.
    só quem passa por esses problemas,sabem o quanto é dificil,mas uma coisa é certa,tem cura,esse que vós escreve.
    se curou.
    me desculpem o portugues(a minha intenção é ajudar.(eu pensava que só eu tive esse problema,mas ontem aqui na internet(22/03/2012
    foi que eu descobri que milhoes de pessoas passam por isso.
    a todos meu abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola peço muito a sua ajuda Givaldo, preciso que você me ajude com isso, tenho 17 anos e estou com este problema por favor não aguento mais isso é muito ruim não consigo ter uma vida normal com isso por favor me ajude

      Excluir
    2. Ola peço muito a sua ajuda Givaldo, preciso que você me ajude com isso, tenho 17 anos e estou com este problema por favor não aguento mais isso é muito ruim não consigo ter uma vida normal com isso por favor me ajude

      Excluir
  2. estou com 16 anos tenho o mesmo problema, i na escola quando eu chego na sala todos coçam o nariz espirão todo lugar que eu vo parece que estou fedendo um chulé muito forte mais ai eu peço pra ir ao banheiro i cheiro meu tenis está com cheiro muito agradavél eu ja fis de tudo contra chulé mais não adianta todo dia assim na escola favor me ajude givaldo

    ResponderExcluir
  3. tambem tenho essa mesma sensação, quando chego perto dos colegas , todos, poem as maos no nariz, e ai tenhto me afaster, se eu fico nervoso, e agitado por causa do problema, ai é que piora mais, enxaguante bucal, pro halito, faz é piorar, aquele tal talco para os pes, faz é piorar o chule, e desodorante para o corpo, junta com meu suor e piora a situação, me ajude por favor

    ResponderExcluir
  4. também tenho esse problema, mas só que é na genital eu passo talco mais nada adianta,é pior quando eu tô suado o cheiro é muito forte, eu passo a mão e cheiro tem um cheiro forte. Não sei mais oque fazer tomo banho 2 vezes por dia mais nada adianta.

    ResponderExcluir
  5. tenho mesmo problema a mais d 5 anos,ms nao acredito q isso seja coisa da minha mente ,pois ja ouvi pessoas falarem q tenho cheiro estranho so engraçado q fiz varios exames e fui em varios medicos e nunca aparece nada, ja me disseram que isso e espiritual.. ass;veridiane

    ResponderExcluir
  6. Galera eu tambem preciso muito de ajuda! Se alguem souber de alguma ajuda alguma soluçao pelo amor de deus eu nao aguento mais!!!! Meu whatzapp 27995757997

    ResponderExcluir
  7. Galera! Eu vou fazer um grupo pra nnos ajudarmos, unidos seremos mais fortes e vamos achar uma soluçao pra esse problema! Por favor Me chamem no whatsapp que ponho voces no grupo! Juntos somos fortes, vamos acreditar!27 95757997

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha meu irmaao. o seu nao aparece na lista de whatsapp, será este mesmo: +279957577997?

      Excluir
  8. Oie cara juro que não conhecia essa síndrome estou passando por isso já a 5anos tudo começou quando senti um cheiro ruim saindo pela minha respiração daí fiz uns exames acusou DRGE mais em grau leve daí comecei a sentir bolo na garganta como se fosse um bolo de farinha que fica grudado já tomei diversos tipos de medicação pra refluxo pra eliminar esse cheiro ruim não adiantou já operei de refluxo mesmo contra indicação do médico operei sofri muito mais não adiantou ainda voltando da anestesia senti o tal cheiro ruim e o pior é que eu percebo quando falo perto das pessoas elas põem a mão no nariz e da a impressão que elas sentem cheiro ruim saindo da minha boca cara eu percebo porém pergunto pra pessoas próximas elas falam que não sentem nada sai da faculdade e quase perdi o emprego por isso vendo esses artigos vi que não sou o único e que túmulo que eu sinto faz parte do processo alucinatorio por assim dizer mais enfim gostei dessa ideia de grupo de watts zap mesmo que não de certo deixo meu número de contato para quem sofre desse mesmo problema é queira conversa pra desabafar pois é sério o suicido anda lado a lado com esse problema o isolamento social tbm
    11946117518

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha meu irmaao. o seu numero nao aparece na lista de whatsapp, será este mesmo: +11946117518?

      Excluir
  9. Estou passando por isso, já faz uns 4 meses, mas esses últimos meses piorou, eu não sinto cheiro vindo de mim, mas as pessoas que estão por perto ficam fungando, Coçando o nariz, como se eu estivesse fedendo, tomo banho bem tomado, uso cremes,perfume, desodorante, talco pro pé, já to ficando paranóica com isso, me cheiro a todo instante,vou no banheiro hora do trabalho pra cheirar meu pé, minhas axilas, e não sinto nenhum cheiro ruim, não sei se é da minha cabeça, ou se to fedendo, não sei os fazer, tenho vergonha de falar pra pessoas sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de ajuda, sempre acho que to fedendo, que as pessoas estão falando de mim, por que se to perto elas funga, Coça o nariz, eu não sinto cheiro ruim vindo de mim, apenas meu perfume, creme que quero passar a toda hora, acho que to com chulé, mas tiro o sapato e cheiro está normal apenas com cheiro do talco. Não sei o que fazer mais, será que é da minha cabeça, será que to fedendo? Não sinto vontade de sair, nem trabalhar, tenho me afastado das pessoas, me Isolo, fico me cheirando a todo instante, preciso de um medico? Não sei mais o que fazer.

      Excluir
  10. Oi gente. Eu estou sofrer desse problema desde aos meus 15 ou 16anos e hoje tenho 33anos. É difícil viver com este problema, é incomparável o que a pessoa passa. Eu hoje seria alguma coisa no mundo, tive um bom começo, mas aos poucos este problema foi tirando tudo. Hoje não trabalho, não tenho vontade de fazer nada e não saio de casa. Quando fosse trabalhar, as vezes ia de a pé, uma distância que cobrasse uma hora ou mais, só porque não queria ficar na bicha na paragem, pois as pessoas iam zombar, rir, até evitar-me. Tive uma carreira brilhante no começo mas por causa deste problema comecei a preferir certos turnos, em destaque os de noite, onde estaria sozinho e com pouca pessoas. Quando estivesse no meu próprio carro, fechava os vidros, mesmo quando fizesse muito calor, mas mesmo assim podia ver pessoas do outro de fora a rir, a fechar o nariz com as mãos. Pensei que o carro diminuiria o problema pois não mais teria que subir autocarro (vulgo” chapa” na minha terra – Moçambique), mas pelo contrario, tive mais problemas, para conduzir a vontade tinha que beber e isto levou me a muitos acidentes e acabei vendendo o carro pois perdi emprego por causa de pouca vontade de ir ao trabalho, de reunir-me com colegas sempre que necessário, de preferir turnos de noite apenas. Hoje não trabalho, mas acreditem tenho muita força e vontade, mas este problema faz de mim inútil. Eu só submeto documentos a pedido de emprego apenas via intermete e por sorte chamam-me para entrevista e chegado o dia de entrevista, não vou. Os meus familiares dizem que tenho problema nenhum e aliás evitam falar comigo sobre este assunto, alegando simplesmente que uso isto como pretexto para não trabalhar, que sou preguiçoso e muitas outras coisas e isso dói para caramba; A este idade e como pai seria mesmo por falta de não querer, que deixaria de trabalhar apenas para ficar em casa e ver o meus filhos a passar fome, e muitas outras necessidades. É tranquilizador poder contar com o blog que nem este onde possamos conversar livremente e sem censuras com pessoas que passaram e passam deste problema. Para mim que vivo em Moçambique, o problema passa a ser mais complicado, primeiro pela descriminação, pois atitudes na sociedade que muitos de nós com este problema tem é anormal, comportamo-nos estranhamente, com medo e etc,. Segundo, a falta de especialista torna a cura ou controlo do problema impossível. Mas acredito que com ajuda de Deus vamos vencer este problema. Sejamos forte! Mando vos uma mensagem via Whatsapp para mais troca de experiência.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, caso as pessoas percebam o cheiro não pode ser uma coisa da cabeça então procurem informações sobre tmau ou bromiose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa síndrome de referência olfativa é uma *desculpa* de diagnóstico rápido para pacientes com TMAU - trimetilaminúria ou síndrome do odor de peixe podre...TMAu é tão real quanto dois mais dois são quatro...precisamos de ajuda prática e não de *desculpas* sem sentido ��

      Excluir
    2. Pra vc que está com os delírios sim. Mas a realidade é que vc não tem esse mau cheiro, e quando realizar o seu tratamento e ficar boa, vai poder ajudar essas pessoas com esse mesmo problema.

      Excluir
  12. Descobri sudorese com 17 anos, aí passei a me cuidar muito com desodorante é banho, mas entrei em depressão e fiquei por 2 anos, em casa sem estudar ou trabalhar, cheguei ao ponto de tentar suicídio, graças a Deus, minha família me ajudou a me recuperar aos poucos, hoje tenho 19, comecei a trabalhar, e parece q todos no trabalho, no onibus, pessoas ate q estao na rua longe de mim sentem mau cheiro de mim, pergunto a minhas irmãs quando chego em casa elas dizem q não, meu pai diz o mesmo, vou na psiquiatra por conta da depressão e ela disse que nunca sentiu cheiro nenhum vindo de mim, isso me dá muita ansiedade, já desci do ônibus tbm por vergonha e caminhei mto até em casa, hoje uso fones de ouvido e finjo estar dormindo pra não descer, me cheiro sempre nas pausas do trabalho e não sinto nada, isso é realmente horrível, causa muita ansiedade, mas eu não vou desistir do trabalho, cheguei aqui procurando um grupo de apoio, pessoas q sofrem com o mesmo e tentam se ajudar, seria muito legal ter algo assim.
    Também já achei q seria bromidrose, é que minha família fala q cheiro bem pra me sentir melhor, mas não acho que uma psiquiatra mentiria pra mim, acabo criando várias paranoias e teorias na cabeça por conta disso, é muito triste, se alguém fizer parte de algum grupo por favor me adicione, 51 989102971

    ResponderExcluir
  13. Eu tbm sofro com esse problema me sinto inferior as outras pessoas ,tomo vários banhos por dia ,uso exageradamente muitos produtos de higiene,no intuito de me sentir mais confortável....quando estou na presença de pessoas chego a suar litros ,mais só de imaginar q alguém vai sentir o mal cheiro fico nervosa e começo a suar .....preciso de ajuda não consigo falar disso com ninguém pois acho constrangedor....meu wats 87 98113 6037 me adicionem ....

    ResponderExcluir