TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

sexta-feira, 17 de junho de 2011

AS NOVAS MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO EM DESIGN

As pirâmides, Machu Picchu, a Grande Muralha da China ganham cada vez mais concorrentes. Já não são apenas as construções antigas que chamam a atenção de gente do mundo inteiro, mas também surpreendentes construções em prédios cada vez mais altos e modernos, esbanjando tecnologia e ousadia. São as Novas Maravilhas do Mundo Moderno em Design, segundo a revista americana Conde Nast Traveler.



A China, em sua impressionante expansão dos últimos anos, tem visto nascerem inúmeros prédios com design futurista, dando uma cara nova e moderna a muitas cidades do país. Os jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, foram uma amostra para o mundo que os chineses não estão de brincadeira quando o assunto é arquitetura, futurismo e modernidade. O "Ninho de Pássaro", principal estádio dos jogos, ficou gravado nas memórias de milhões de pessoas do mundo inteiro que assistiram ao evento ao vivo ou pela televisão. Mas é em Cantão, no sul do país, que fica a Torre de TV de Guangzhou, reconhecida como um dos prédios mais bonitos do país e do mundo. A intenção dos arquitetos era evocar a feminidade, com curvas elegantes, em oposição à rigidez da maioria dos arranha-céus.




O resultado é uma torre de 600 metros de altura, moderna e iluminada com luzes vermelhas, e que recebe um museu, um centro comercial, um estacionamento e vários restaurantes. Desde sua inauguração, em 2010, virou uma das principais atrações turísticas da cidade.



A África do Sul também viveu uma explosão de arquitetura monumental com a realização da Copa de 2010. O estádio Soccer City, em Johanesburgo, foi o equivalente do Ninho de Pássaro em Pequim, com um design moderno. Chama a atenção o anel avermelhado, com cores que evocam a terra do continente africano, para a construção com forma de abóbora. O estádio tem capacidade para 94 000 pessoas.



Mas não são apenas eventos esportivos que levam à criação de prédios modernos. Cada vez mais museus, centros culturais e universidades em busca de conquistar um público jovem e mostrar uma cara moderna, solicitam a arquitetos e designers edifícios inovadores para acolher seus visitantes. É o caso, por exemplo, do Museu de Design de Holon, inaugurado em 2010 nos arredores de Tel- Aviv, com uma imponente estrutura de aço enferrujado em diferentes tons de laranja e vermelho e com muitas curvas. Outro exemplo é o surpreendente Museu da Renda e da Moda, em Calais, no norte da França, e sua estrutura de aço misturando côncavo e convexo com painéis de vidro que dão ao interior uma luminosidade única.



E se de futurismo e tecnologia se trata, Tóquio não poderia ficar nunca de fora: o teatro Za Koenji mistura materiais antigos e modernos para criar uma estrutura única no seu tipo, que lembra uma gigantesca barraca, muito leve, ainda que seja feita de aço.



A famosa universidade de arquitetura americana conhecida como Cooper Union, em Manhattan, inovou inaugurando recentemente sua nova sede, com um prédio em forma de cubo desconstruído, com janelas que fazem com que 75 % do interior receba luz natural, além de outros truques que fazem deste prédio um exemplo de cuidado do meio ambiente.


 O estádio Soccer City, em Johanesburgo, é um importante representante arquitetônico da África do Sul.




A Torre de TV de Guangzhou, na China, é reconhecida como um dos prédios mais bonitos do país e do mundo




O Museu de Design de Holon de Tel- Aviv é uma imponente estrutura de aço enferrujado em diferentes tons de laranja e vermelho e com muitas curvas




 O Museu da Renda e da Moda, em Calais, no norte da França, possui estrutura de aço misturando côncavo e convexo com painéis de vidro.



 O teatro Za Koenji mistura materiais antigos e modernos para criar uma estrutura única no seu tipo, que lembra uma gigantesca barraca.




A famosa universidade de arquitetura americana conhecida como Cooper Union, em Manhattan, inovou inaugurando recentemente sua nova sede.



Nenhum comentário:

Postar um comentário