TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

quinta-feira, 23 de junho de 2011

OS 10 PRATOS PREFERIDOS PELO BRASILEIRO





Qual é a imagem mental que vem a sua cabeça quando ouve a pergunta: "qual é a sua comida preferida?"? Se você preza pela culinária tradicional e escolheu uma boa feijoada ou um clássico prato de arroz, feijão e bife, surpreenda-se: seu gosto não corresponde ao da maior parte dos brasileiros, que responderam em alto e bom som a palavra "lasanha" para uma pesquisa internacional acerca do tema.



Liderado pela ONG humanitária Oxfam, o estudo mapeou as preferências gastronômicas em 17 países. Por aqui, deu lasanha na cabeça, seguida pelo arroz e, logo no terceiro lugar, massa de novo: o bom e velho macarrão.




Fabiana Vizzani Reis, que é subchef do restaurante Chakras, localizado na capital paulista, é uma profunda defensora da lasanha. Ela nasceu em Roma, mora há oito anos no Brasil e afirma que o prato, além de saboroso, é muito versátil.



Para ela, a escolha do prato pelos brasileiros foi motivada pela carga emocional que carrega. "Acho que a lasanha representa a tradição dos italianos se reunirem em família, ao redor da mesa, pra comer aquela comida preparada pela avó. Acho que a imigração italiana ao Brasil deixou este tipo de costume."



Massa amiga

Tendo em vista que massas aparecem quatro vezes em uma lista de dez preferências dos brasileiros - lasanha (1º), macarrão (3º); pizza (5º), massas em geral (9º) - resta saber, sob o ponto de vista nutricional, isso representa algum problema?



Fabiana acredita que não. "Não acho, absolutamente, que comer massa é sinônimo de obesidade. Na Itália, massa não falta na mesa e o índice de obesidade por lá é bem menor do que em muitos outros países. Tudo depende do tipo de vida que você leva."



Ela indica as pastas preparadas com ingredientes como tomate fresco, manjericão, legumes, verduras e diversas especiarias, acompanhadas de um bom azeite, com resultados saborosos e pouco calóricos. E dá outra dica para os ávidos pela boa forma: "a massa que é servida al dente por exemplo, é muito mais fácil de ser digerida, por isso, engorda menos."



Em busca de novos sabores

Os resultados da pesquisa refletem também uma abertura dos brasileiros a novos sabores, observa Fabiana. "Com a facilidade na comunicação e muitos programas de TV especializados em comida, a divulgação aumentou e isso ajudou as pessoas a abrirem mais a cabeça para novos sabores. Hoje o consumidor é mais curioso e quer experimentar coisas novas."



Ela acredita que até mesmo o desenvolvimento socioeconômico do País influência na conclusão do estudo. "O real se tornou uma moeda forte e hoje as pessoas conseguem viajar mais. Então, sabem reconhecer o que é uma lasanha ou um carbonara tipicamente italianos. O consumidor hoje é mais exigente e mais consciente do que está comendo. Aos poucos, o mesmo público começou a pedir coisas diferentes."



Para quem ficou em dúvida sobre qual o prato preferido da chef, ela entrega. "Não posso negar, meu prato preferido é a lasanha. Gosto da tradicional, com tudo o que eu tenho direito".



Confira as preferências nacionais e mundiais:



No Brasil









1. Lasanha










2. Arroz










3. Macarrão










4. Feijoada










5. Pizza










6. Churrasco










7. Frango










8. Peixe










9. Massas










10. Feijão





No mundo





1. Macarrão










2. Carne










3. Arroz










4. Pizza










5. Frango





6. Peixes e frutos do mar





7. Vegetais





8. Comida chinesa





9. Comida italiana





10. Comida mexicana






Nenhum comentário:

Postar um comentário