TRADUTOR :

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Postagens populares

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DESAFIANDO O FUTURO

Aquecimento global, biodiversidade, água, petróleo, lixo.



O MUNDO PEDE SOCORRO: Teremos de enfrentar cinco mega desafios se quisermos que algum futuro exista para nós e para nossos filhos. São eles: as mudanças climáticas, a preservação da biodiversidade, o acesso à água, o dilema energético, o tratamento e a reciclagem do lixo. Nações e organizações internacionais se mobilizam como nunca para encontrar soluções. Mas os resultados obtidos até agora são modestos quando comparados à magnitude dos problemas.


Os males provocados pela poluição das águas, os descontroles do clima, o risco de total desaparecimento de várias espécies animais e vegetais, o esgotamento das reservas mundiais de petróleo, o que fazer com o lixo industrial e doméstico ocupam, em todo o mundo, as cabeças e canalizam os esforços de inúmeros pesquisadores, engenheiros, médicos, diplomatas e organizações não-governamentais. Infelizmente, a soma de todos esses esforços e o estado atual dos nossos conhecimentos ainda não permitem uma luta realmente eficaz contra esses cinco flagelos que ameaçam nosso planeta e os seres vivos que sobre eles vivem. A espécie humana, inclusive.

Os sintomas apresentados neste dossiê comemorativo dos 34 anos de existência ininterrupta de PLANETA no Brasil são, todos eles, desafios aos quais não podemos nos furtar. Como afirmou o presidente francês Jacques Chirac em 2002, no Vértice da Terra, em Johannesburgo, África do Sul: “Nossa casa está pegando fogo e nós olhamos para o outro lado.” Precisamos, portanto, e o quanto antes, abandonar a postura do avestruz que esconde a cabeça para não enfrentar a realidade. Precisamos olhar na direção certa e fazer o que tiver de ser feito para que nosso futuro na Terra, e o futuro das próximas gerações, esteja assegurado. ”



OS CINCO DESAFIOS

• Biodiversidade - Sexta extinção global está a caminho

• Aquecimento Global - A Terra cada vez mais quente

• Água - Salvar o ouro azul

• Petróleo - A cada dia, mais perto do fim

• Lixo - A Terra transformada em lixeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário